Blog Valeu a Compra - Como limpar os pincéis de maquiagem

Como limpar seus pincéis de maquiagem – de acordo com a ilustre Bobbi Brown

Comecei a ler o Makeup Manual da Bobbi Brown, este livro incrível que recomendo a todo mundo que curte maquiagem, “do iniciante ao profissional”, como o próprio livro diz, e de vez em quando vou postar aqui, de forma resumida, algumas ótimas dicas que venho aprendendo com ele. E a Bobbi Brown dispensa apresentações, né?

Blog Valeu a Compra - Como limpar os pincéis de maquiagem

Vejo muitas dicas, em vários blogs, sobre como limpar os pincéis de maquiagem mas mesmo assim restavam dúvidas. A verdade é que esta tarefa é bem mais simples do que se prega.

Duas necessidades distintas

Uma vez por mês é a frequência com que se deve lavar os pincéis. Quem não os utiliza muito pode lavá-los a cada dois meses. Para fazer isso, coloque uma gotinha de sabonete líquido na palma da mão. Este sabonete deve ser o mais suave de que você já teve conhecimento. A Bobbi usa sabonete neutro infantil (olá, Johnson Baby). Feito isso, esfregue gentilmente o pincel úmido na palma da mão até que alguma espuminha se forme. Enxágue. Preferencialmente em água corrente, com o pincel inclinado mas quase na posição vertical (com as cerdas para baixo, obviamente), sem molhar muito a base de onde saem as cerdas. E jamais (JAMAIS!) mergulhe o pincel em um copo com água. As cerdas são coladas na base do pincel. Sim, com cola. E sim, em todos os pincéis do mundo. Mesmo os mais caros vão começar a perder as cerdas se você deixá-los imersos.

Blog Valeu a Compra - Como limpar os pincéis de maquiagem

Depois do enxágue, aperte um pouquinho a região das cerdas com uma toalha. Ajeite as cerdas com a mão, procurando deixá-las em seu formato natural, e coloque-o para secar na beirada de uma mesa com as cerdas suspensas. Desta forma, as cerdas ficarão em seu formato perfeito, e não achatadas como quando se deixa os pincéis em repouso secando sobre uma toalha.

Blog Valeu a Compra - Como limpar os pincéis de maquiagemPara uma limpeza rápida entre estas higienizações mais completas, os sprays próprios para este uso são a melhor opção (eu uso – e aprovo – o da Etude House). Espirre um pouquinho nas cerdas e esfregue num lenço de papel, simples assim.

E os outros acessórios?

Se você usa esponjas não descartáveis, elas podem ser lavadas inúmeras vezes antes de serem descartadas, também com água e um sabonete líquido suave. Isso vale tanto para as esponjinhas convencionais de espuma (aquelas para aplicar pó compacto, por exemplo) quanto para os aplicadores de precisão.

As pinças para sobrancelhas também merecem cuidados. Com o uso contínuo, elas perdem a precisão. Alguns lugares especializados podem “afiar” as pontas para devolver a precisão. As melhores marcas, como Tweezerman, possuem, inclusive, uma garantia vitalícia que inclui, grátis, esta manutenção sempre que necessária. Se você possui uma pinça “genérica”, o melhor a fazer é substituí-la de tempos em tempos.

Blog Valeu a Compra - Como limpar os pincéis de maquiagem

Fique de olho, também, nos curvadores de cílios. Aquela borrachinha que eles possuem estão ali para proteger os cílios. Quando elas se desgastam, é hora de trocá-las. Observe a borrachinha e veja se a superfície não está mais “lisinha” ou se perdeu o formato curvo. Elas podem, ainda, começarem a cair do acessório. Muitos curvadores vêm com um par adicional destas borrachinhas para troca. Se chegou a hora e você não tem mais um par (ou se não encontra só as borrachinhas para comprar separadamente), troque o curvex todo para evitar quebrar ou machucar seus cílios. E tente manter sempre um par de borrachinhas adicionais à mão. Nunca se sabe quando você pode precisar. ;)

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

3 comentários sobre “Como limpar seus pincéis de maquiagem – de acordo com a ilustre Bobbi Brown

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s