BB cream, CC cream, cushion foundation e a influência da cosmética coreana no ocidente

BB, CC, DD… São tantas letrinhas e termos estranhos como “cushion foundation” estampando as embalagens dos cosméticos… Mas você sabe o que são cada um destes produtos e como surgiram? Olhar para a necessidade que fez um produto de beleza ser criado pode ajudar você a escolher o melhor produto para sua pele.

O termo BB cream, sigla para blemish balm, algo como um bálsamo para imperfeições, é um cosmético com a intenção de substituir o hidratante, o primer, a base e o protetor solar, dentre outros cremes de tratamento, em um só produto.

O que pouca gente sabe é que este tipo de cosmético não é novo. Ele foi criado nos anos 60 por uma dermatologista alemã. Sim, o BB cream nasceu na Alemanha. A Dra. Christine Schrammek desenvolveu o produto para ajudar a pele do rosto de seus pacientes se recuperar após procedimentos de peeling e cirurgias.

Mas se o mundo inteiro, hoje, usa um BB cream, é graças à Coreia do Sul. Foi na Coreia, a partir da década de 80, que o creme caiu no gosto da mulherada. E a partir dos anos 90 fez a indústria coreana de cosméticos ter um boom.

Valeu a compra - BB cream

Um dos favoritos na Coreia (e também fora dela) é o M Perfect Cover da Missha, que eu uso e aprovo

Em 2010, uma marca de cosméticos em Singapura foi a primeira a cunhar o termo CC cream. Apesar de não haver uma diferença canônica entre estes termos e o uso acabar ficando a critério de cada marca, a ideia é que o CC cream ajude a uniformizar mais a pele já que sua característica principal seria a de corrigir a tonalidade (CC é sigla para color correcting). Uma pele sensível que costuma ficar vermelhinha, por exemplo, pode se dar bem com um CC cream.

As marcas ocidentais começaram a lançar seus BB creams a partir de 2012. Para agradar o mercado da metade de cá do globo, no entanto, os produtos saíram um pouquinho diferentes dos asiáticos: são mais densos e oferecem maior cobertura, quase como uma base. Mas receberam algumas críticas por não oferecer os demais cuidados com a pele que um BB cream deve ter, como hidratação e a proteção solar alta, por exemplo, ou antioxidantes, como é comum nos BB creams japoneses.

Ainda em 2012, a Julep lançou um produto que chamou de DD cream, DD de dynamic do-all , um faz-tudo híbrido de BB e CC. O termo não pegou muito e pouco depois algumas outras marcas começaram a usar DD para daily defense em seus hidratantes mais potentes destinados às partes mais ressecadas do corpo, como os pés, por exemplo.

Quando surgir dúvida com esta sopa de letrinhas o melhor a fazer é consultar a proposta da marca fabricante.

Cushion foundation – o que é isso?

Muito burburinho rolou quando, tempinho atrás, a Lancôme lançou sua mais nova e “revolucionária” base: a Miracle Cushion, tida como o lançamento mais quente de 2015.

Valeu a compra - cushion foundation

Novidade! Será mesmo?

Trata-se de uma base fluida embebida numa almofadinha de espuma (daí o nome) presa numa embalagem típica de produtos compactados, como pó ou blush, por exemplo. Mas, como disse, o produto não é compacto, é líquido. E ele sai aos pouquinhos ao se pressionar esta “almofada” com o aplicador próprio, normalmente uma esponja firme.

Valeu a compra - cushion foundation

Olhando de perto para uma base cushion – fico me perguntando se não seria a moradia ideal de fungos e bactérias…

O que não se diz tanto por aí é que, na verdade, este “modelo” de base já existe faz um tempo dentre as marcas coreanas. Estas bases têm um pouco de BB cream porque oferecem hidratação e proteção solar, e tem uma cobertura leve, dispensando o pó, ao mesmo tempo em que oferecem alta duração: elas foram criadas para resistir ao verão coreano que é bastante quente e úmido.

Valeu a compra - cushion foundation

A Etude House tem base cushion hidratante, iluminadora, e estas da foto que são corretivas da cor

Este tipo de embalagem permite um controle maior da quantidade de produto que se tira dela e evita o desperdício. Muitas marcas coreanas oferecem, ainda, o refil da base. Você pode aproveitar o mesmo estojo quando a sua acabar e comprar outra por quase metade do preço.

E é isso! Nada se cria, mas algumas vezes a cópia vai recebendo melhorias, então é melhor aproveitarmos! ;)

Você usa um BB, CC, DD cream e está gostando ou tem algum aspecto nele que não aprecia muito? Deixe seu comentário!

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

5 comentários sobre “BB cream, CC cream, cushion foundation e a influência da cosmética coreana no ocidente

  1. RITA DE CASSIA MAIA ANNICHINI disse:

    Desejo aprender a higienizar a minha pele diariamente, pois tenho 54 anos e gosto de maquiagens.
    Não durmo sem o meu hidratante.
    Obrigada!

    Curtir

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s