Uma maquiagem bem natural

Com frequência, comento aqui no blog como gosto mais do estilo coreano de se maquiar do que do nosso estilo brasileiro super espelhado no americano. Mas quais são as diferenças?

Blog Valeu a Compra - Maquiagem coreana

Penso que a questão mais gritante é que as ocidentais utilizam a maquiagem para desenhar seu rosto. As bases do lado de cá do globo tem forte cobertura. Junta-se a elas muito corretivo, pó, e a “técnica” de contorno. Pausa aqui: coloco “técnica” entre aspas porque para alguns maquiadores não é uma técnica. Não nasceu nas passarelas, não nasceu das mãos dos artistas de maquiagem. Nasceu nas selfies das redes sociais. Alguns maquiadores pensam, inclusive, que esse lance de contorno não é nada bonito. A Bobbi Brown disse publicamente que esse negócio faz a pessoa parecer que está com sujeira no rosto e que não existe maquiador, por melhor que seja, capaz de fazer a “técnica” ficar bonita.

Mas voltando ao assunto, até os BB creams por aqui são diferentes. Na Ásia, sua função é uniformizar um pouco o tom da pele mas principalmente hidratá-la e oferecer um super FPS, normalmente 50. Por aqui, o BB é muito mais parecido com uma base. Mais encorpado, com mais cor e quase não apresenta um outro cuidado com a pele ou um FPS alto. Falei sobre isso neste post.

Na Coreia, a maquiagem é utilizada para realçar a beleza natural da pele. Por este motivo, as coreanas são muito disciplinadas (e bitoladas) em sua rotina de cuidados. E aí, a maquiagem, em vez de desenhar o rosto, destaca qualidades que são tão importantes para elas, como o glow que só uma pele muito bem hidratada pode ter – e que é sinônimo de juventude. De novo, temos no ocidente maquiadores que também pensam assim. Tim Quinn, diretor de maquiagem e arte da Armani, diz que no backstage a preparação da pele leva meia hora, e então a maquiagem pode se resumir a 2 minutos.

Strobing, glow, pele iluminada

Não importa o termo. Apesar de strobing virar burburinho por aqui recentemente, a pele iluminada é uma característica tão importante para as coreanas que lá, faz tempo, existe uma série de produtos com “iluminador embutido” (como o Etude House Any Cushion Pearl Aura que mostrei aqui) ou que adicionam esta característica a um produto, como o Luminous Goddess Aura Beam da Tony Moly ou o Nymph Aura Volumer da Etude House, que devem ser misturados ao BB cream.

Blog Valeu a Compra - Etude House Nymph Aura Volumer

Etude House Nymph Aura Volumer
Deve ser misturado ao BB cream para deixar a pele iluminada

As cores

A maneira de colorir olhos e lábios também é diferente. O esfumado da sombra é mais sutil, normalmente feito com uma ou duas cores apenas. O delineado é super importante, com o traço grosso partindo do centro do olho para o canto exterior. Cílios postiços são bastante usados.

Uma “moda” dentre as coreanas é o aegyo-sal, que significa “sorrir com os olhos” e é o nome utilizado para o traço feito sob os olhos com um iluminador e uma sombra marrom e que cria a ilusão de uma “bolsa”, enfatizando a gordurinha que se tem nesta região (não exatamente aquela bolsa de olhos inchados e cansados, mas uma menor que traz um aspecto “fofo” ao olhar).  Existe até produto pra isso.

Blog Valeu a Compra - Etude House Cute Eyes Maker

Etude House Dear Girls Cute Eyes Maker

E, nos lábios, o que mais se vê é a cor aplicada com efeito gradiente. Esfumado escuro no centro e gloss sobre toda a boca, para finalizar.

Blog Valeu a compra - Lábios gradiente

Quer ver uma make inteira na prática?

E vocês, o que preferem?

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

Um comentário sobre “Uma maquiagem bem natural

  1. Tâmara Moreira disse:

    Você tem toda razão. Tenho acompanhado várias youtubers asiáticas e a make é outra. Tenho testado a make delas, e me apaixonei pelo gradient lips, que coisa linda que fica…
    Maquiagem com tons de pêssego, o tal do apricot deixa a pele tão verão, tão livre, tão natural… É lindo de fato. Compreendo sua paixão pela ásia, ela também me conquistou completamente.
    Abandonei por completo o conceito de pele mate “reboco-morreu”. A beleza natural é muito melhor, e brilho nos dá juventude e saúde.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s