O inferno que é ter de retirar encomendas nos Correios

Aviso: este post é um desabafo e está cheio de reclamações.

Update 17/09: acabou de chegar o aviso para retirar uma das encomendas que já busquei no dia em que escrevi este post.

correios, muambatorHoje fui retirar duas encomendas nos Correios. É muito comum eu ter de ir lá porque importo bastante coisa, sobretudo cosméticos, e nada que venha com o termo “Cosmetics” na descrição passa batido pela Receita Federal. Na verdade até blusinhas do AliExpress andam sendo taxadas ultimamente. Mais alguém?

Pois bem. Hoje fui aos Correios. A agência estava vazia. Nesta agência onde vou tem uma daquelas máquinas de retirar senha mas eles só a ligam quando já tem uma fila razoável e segue chegando gente. Como hoje não havia ninguém, nem olhei pra máquina de senha. Fiquei em pé onde normalmente se faz a fila quando não há senhas esperando alguém me chamar. Havia quatro atendentes. Duas delas atendendo, uma mexendo no sistema, e uma alisando um envelope.

Fiquei esperando alguém me chamar (provavelmente a menina que estava alisando o envelope) e nisso foi chegando gente. Uns 5 minutos depois o visor de caixa livre apita, olho o número e vou direto. Ela olha pra mim e diz: “você está com a senha?”. Eu: “putz, cheguei e estava tão vazio que nem olhei pra máquina, quase sempre venho aqui e ela está desligada.”. Ela: “você tem que pegar a senha.”

Ok, falha minha. Mas saí bufando, peguei a senha e estava indo sentar quando ela me chamou de volta, acho que por piedade, e me atendeu. Pegou meus códigos de rastreamento e foi procurar minhas encomendas (elas sempre demoram nessa hora). Voltou.

Aí tem a burocracia. Corta papel com a régua, eu assino. Alisa o papel. Imprime mais papel, grampeia com outro papel, alisa de novo, ela assina. Eu assino de novo, outro papel. Ela carimba. Alisa outra vez, guarda todos os papéis, me dá o troco e quase esquece de me dar as caixas.

correios, muambatorEu quero deixar claro que não me importo em pagar os impostos. Sim, os impostos de importação são altos. Sim, o dólar do meu cartão de crédito já está em 4 reais faz tempo. Mas não é este o ponto do problema.

Eu já trabalhei nos Correios. Foi meu primeiro emprego aqui em SP (nasci aqui, me mudei pro interior ainda criança e voltei em 2001). Eu trabalhava na triagem, um puta trabalho pesado. Os carteiros, estes também trabalham um monte. Mas já naquela época meus colegas e eu víamos como algumas pessoas eram patéticas em seus empregos. Bem aquela coisa de “vou prestar concurso público pra ficar de boa”. Digo isso porque o pessoal das ACFs, as agências franqueadas, não é tão mole, não fica alisando envelopes. Acho que este pessoal deve ter alguma cota pra cumprir que não existe nas ACs, as agências públicas.

O que me incomoda é toda vez ter de ir lá, enfrentar fila (mas mesmo quando não tem fila o atendimento é lento), enfrentar a má vontade, lerdeza, processo falho e burocracia pra retirar minhas encomendas. Esperar a boa vontade da atendente em alisar todo aquele papel, e ainda pagar por isso, aquela taxa de 12 reais. Tudo isso depois de esperar 60 dias para que a Receita Federal taxe minha encomenda.

Eu queria ver esse pessoal trabalhando um dia numa empresa privada. Queria ver se privatizassem os Correios. Ou se liberassem a concorrência. O Correio-Mor do Rio de Janeiro, origem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, data de 1663. O que parece é que até hoje a cultura e os processos são os mesmos.

Já houve uma vez em que recebi o aviso de chegada para retirar uma encomenda. Fui até lá, a agência estava mega lotada, com gente até na calçada, peguei a senha (neste dia a máquina estava ligada), esperei mais de 1 hora pra ser chamada (já que idosos e Sedex passam na frente), e descobri, lá, com a atendente, que me mandaram um aviso de chegada de uma encomenda que eu já tinha retirado 15 dias atrás. Gente… GENTE! Desde então adoto meu processo para gerenciar as encomendas e uso o Muambator pra me ajudar a organizar tudo e saber a hora de realmente ir buscar uma encomenda.

correios, muambatorA Fedex vai até o endereço de entrega, olha pra sua cara e pro seu RG, você assina numa maquininha, paga o imposto com o cartão de débito em outra maquininha e pronto. Sem papel, sem alisar nada, sem chateação, sem “pagamento só em dinheiro, tá?”, sem 12 reais. E se você não puder receber (normalmente te ligam antes), você pode ir retirar sua encomenda até às 10 da noite. Até às 10 da noite.

Parei com importação por um tempo. Cansei desse processo falho. Vou virar VIB da Sephora, é o jeito.
correios, muambator
Irritada, sem mais por hoje.
Van

8 comentários sobre “O inferno que é ter de retirar encomendas nos Correios

  1. Maria disse:

    Gente é mt chato!é a minha primeira vez que compro um produto.sei q faz pouco tempo,ja que eles dizem q o prazo pra reclamaçoes São de 90 dias,eu ainda não reclamei por dois motivos;eles pedem mts informações;pedem ate a cor da sua cueca kkk(brincadeira gente).e eu acredito q essa quantidade q para mim é absurda de exigencias pra poder fazer uma reclamação é pra ferrar voce depois,dependendo do que você fale.esse é o primeiro. e o segundo é por questoes pessoas tipo;eles nao vão roubar minha paz kkkk.aqui pra eles.cara foi demais encontrar alguem com um post desse.alguem q tem coragem.e outra fui atraida pela frase acima kkk mt bom,mt criativa.minha encomenda vai fazer um mês.ja pedi ate pro vendedor devolver meu dim dim,pois minha beleza ta comprometida kkk.nessas horas tudo o q voce mais quer é a falencia dos correios.mt incompetência de todos q atuam nessa área,ate dos carteiros q mentem pra burro.ta todo mundo lançado.é lamentavel ter que depender desse sistema do cão.

    Curtir

  2. joel oliveira disse:

    comprei um celular no mercado livre e passou o tempo de 3 dias de entrega agora esta como Carteiro não atendido ,me diz ,posso ir ate o correio mas proximo e retirar no quarto dia a minha encomenda com meu codigo de rastreio ?

    Curtir

  3. mariana ☆ (@marianaponts_) disse:

    Nossa, eu só vi o post agora mas ando passando MUITA RAIVA com os Correios. Digo, nunca passei muita felicidade com eles, mas agora tão batendo todos os recordes possíveis. Sim, agora tão taxando TUDO! O que eu nunca fui taxada em mil anos, fui nesses últimos meses, até blusas baratíssimas do Aliexpress não estão sendo poupadas.

    Da última vez que fui aos correios, eu acabei discutindo com um funcionário que estava de bobeira e nossa, eu quase saí chorando de raiva, porque a pessoa teve a ousadia de me dizer que o serviço deles é um dos melhores do mundo. Ficar uma hora esperando pra ser atendida com 3 caixas funcionando e apenas 3 pessoas na tua frente não é um serviço sequer aceitável.

    Enfim, também parei bastante com as compras de fora, só não totalmente porque preciso comprar um planner e mais umas besteiras juntas, mas vai ser a última! (Por um bom tempo)

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Pois é, Má. Passei muita raiva também. E é bem isso que você disse, estão taxando tudo, até par de brincos de 5 dólares. Me pergunto qual a necessidade disso… E, meu, em que planeta vive essa pessoa que te disse que eles têm um dos melhores serviços do mundo? É lamentável, é bem este o termo. Eu tbém tinha umas coisinhas pendentes pra comprar (cosméticos da VDL em edição limitada com a Kakao Friends), acabei comprando mas botei no nome do marido, hahaha. É a pessoa mais paciente do mundo então deixei pra ele ir lá buscar (até porque se alguém vai retirar uma encomenda em seu nome precisa levar até o RG do papa). Mas vou tentar chegar perto de zero com as importações, é este o espírito. Beijinhos, e obrigada pela visita! =**

      Curtir

Deixe uma mensagem

