Livro: The Little Book of Skin Care

No início da semana, comecei a ler o livro The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin que a Charlotte Cho lançou no último dia 10 e a leitura foi tão fluida, informativa e gostosa que em 3 dias eu já o havia terminado.

Blog Valeu a Compra - Livro The Little Book of Skin Care de Charlotte Cho

Pra quem não conhece, a Charlotte Cho é a fundadora do site americano Soko Glam, um blog e loja virtual pioneira em trazer cosméticos coreanos para o ocidente, e este é seu primeiro livro. Nele, ela conta sua trajetória até fundar a Soko Glam, sua mudança para Seul, seu retorno à Califórnia, e explica porque o cuidado com a pele é o fundamento da beleza coreana.

A Charlotte é esteticista e neste livro, dentre várias outras coisas (e muita informação do dia a dia coreano não só relacionada à beleza), ela explora de uma maneira leve e divertida, mas muito rica, a rotina (que já causou burburinho no ocidente) de 10 passos dos cuidados com a pele que os coreanos (sim, mulheres e homens) seguem. Como esteticista, ela explica o objetivo de cada passo, a função de cada produto além de fazer a análise de uma grande lista dos ingredientes mais utilizados por lá.

Charlotte Cho em sessão de autógrafos em Nova Iorque

Já faz um tempo que eu queria fazer um post sobre esta tal rotina baseado no que eu já tinha lido em outros blogs e visto no YouTube. Mas o livro traz outra perspectiva, tão rica e tão clara e tão cheia de informação que mesmo simplificando bastante e não entrando no mérito das explicações do ponto de vista de uma esteticista que ela fornece, um post para toda a rotina seria pouco. Então vou preparar uma série de posts para explicar cada passo.

Vale à pena dizer que muita gente se admira quando ouve que coreanos tem uma rotina de 10 passos de cuidados com a pele e, apesar de eu querer quebrar os posts em vez de botar tudo em um só, na prática, a rotina não leva tanto tempo assim. Eu a adotei e gasto uns 10 minutos à noite e metade disso pela manhã (e sou a típica lazy girl). Tem gente que gasta muito mais que isso toda manhã apenas para se maquiar. Na Coreia, valoriza-se muito mais uma pele bem cuidada, saudável, hidratada e com uma maquiagem leve, do que “corrigir” o rosto cobrindo tudo com maquiagem como fazemos no ocidente.

Nesta rotina, o paradigma também é diferente. Enquanto no ocidente nós atuamos sempre “contra” a nossa pele, lutando para resolver problemas como a acne, as manchas, as linhas de expressão, etc, quando estes aparecem, na Coreia a ideia é outra: encarar a pele como o que ela é: o maior órgão do corpo humano, e respeitá-la, cuidar dela como se cuida do resto da saúde e em vez de “lutar contra” adotar hábitos a favor dela. Outro aspecto importante é que não existe milagre e os coreanos sabem disso. Não existe um creme revolucionário, tecnológico e mágico que vai apagar rugas. O que existe é a prevenção: cuidar da pele com muita disciplina, mantê-la hidratada e protegê-la do sol para manter seu aspecto radiante natural.

Para quem acha, como eu pensava, que a perfeição da pele coreana tem muita relação com genética, o livro explica, também, que genes e alimentação acabam sendo responsáveis por uma parcela pequena do “destino” de sua pele. A própria Charlotte nasceu na Califórnia mas é filha de coreanos e descreve como os genes não perdoaram sua pele antes dela mudar seus hábitos e adotar alguns cuidados.

Como mencionei, não vou entrar nos detalhes técnicos que a autora aborda sobre ingredientes, PH da pele, como ocorre o processo de envelhecimento pelo sol, etc. Nos próximos posts vou apenas descrever as etapas: para que elas servem e como proceder, e dar exemplos de produtos. Mas super recomendo a leitura deste livro a todos aqueles que queiram se aprofundar no tema, ou simplesmente se você gosta dos cosméticos coreanos (ou da Coreia, já que há vários relatos do dia a dia e até um capítulo dedicado aos melhores bairros para comer, beber, fazer compras e, claro, visitar as lojas de cosméticos).

O livro é fofo, gostoso de ler e tem ilustrações da Gemma Correll. Tem versão para Kindle na amazon.com.br (sem tradução para o português, por enquanto) por R$ 49,58.

A post shared by Gemma Correll (@gemmacorrell) on

Algumas das ilustrações de Gemma Correll presentes no livro

Beijinhos, e até os próximos posts!
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

5 comentários sobre “Livro: The Little Book of Skin Care

    • van disse:

      Oi, Le!! Ahh que legal que curtiu! E o cheirinho, o que achou? Eu aaaaamo a fragrância dele *___* Eu adoro usá-lo no rosto tbém, e quando passo base ou BB cream sempre misturo com uma gotinha dele antes, testa pra vc ver! Ai, sabe que no cabelo eu não curti muito? Preciso insistir mais haha bjinhos!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s