Rotina coreana de cuidados com a pele: limpar

Atenção: este post faz parte de uma série que explica todas as etapas da rotina utilizada pelos coreanos para cuidar da pele e foi inspirado no livro The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin de Charlotte Cho. Se você ainda não viu o meu texto que fala sobre o livro e que faz uma introdução sobre este tema, recomendo fortemente dar uma olhadinha nele antes de prosseguir aqui. Acesse o texto inicial neste link.


Próxima etapa: esfoliar

Imagino que não seja uma surpresa dizer que a etapa inicial da rotina coreana de cuidados com a pele seja a limpeza. A surpresa talvez esteja em como esta limpeza é feita. Não é tão simples como só lavar o rosto durante o banho.

Não é verdade que esta rotina é uma sequência religiosa de x passos com produtos muito bem definidos. Também não é verdade que só é possível segui-la usando cosméticos coreanos. Existem, claro, alguns produtos que são fundamentais para a coisa toda funcionar (e algumas categorias de produtos só existem nas marcas asiáticas). Mas nem todas as etapas são obrigatórias e nem todos os passos precisam ser feitos todos os dias. E uma vez que você chega no roteiro que melhor se adapta à sua pele, nem todas as etapas e produtos precisam ser utilizados pela manhã e à noite.

A verdade absoluta é que, antes de mais nada, você precisa aprender com a sua pele. É preciso analisá-la, dia a dia, pra entender como ela está reagindo, e ir aprendendo a dosar produtos e ingredientes (por isso a leitura do livro é fortemente indicada). Se um tônico faz sua pele “queimar” (ah, os “tônicos adstringentes”, repletos de álcool, que o ocidente direciona a quem tem pele oleosa e acne… quem nunca usou?), ele não está te fazendo bem, acredite. Se a espuma de limpeza parece “repuxar” seu rosto quando você está se enxugando, saiba que isso não é um “efeito tensor” que está devolvendo firmeza à sua pele, isso é PH alcalino demais que está ressecando seu rosto.

Os produtos coreanos são, em sua maioria, muito suaves. E cada passo (com seu produto) tem uma função bastante específica. É justamente esta sobreposição, numa ordem correta, que faz com que a rotina funcione. E bastante disciplina, lógico. Como falei no post anterior, não existe milagre. E a limpeza é tão importante para que os demais produtos funcionem, e levada tão a sério, que coreanos limpam o rosto duas vezes em sequência. Sim, você leu certo: é a double cleansing, adotada também por japoneses, que mesmo utilizando produtos suaves promete uma limpeza profunda. Vamos lá?

1º. Pré-limpeza (oil-based): remoção de maquiagem e a limpeza com óleo


Os produtos utilizados diariamente como o protetor solar, os BB creams, maquiagens à prova d’água, e mesmo o suor, a poluição, vão se acumulando na pele e não são facilmente removidos apenas com uma espuma de limpeza à base de água. É aqui que entra o óleo.

Para quem não conhece os produtos de limpeza à base de óleo pode soar estranho ter de aplicar óleo no rosto, mas a verdade é que somente o óleo é capaz de remover com eficiência, sem agredir a pele, certas impurezas. Uma espuma de limpeza sem óleo, à base de água, não consegue eliminar totalmente resíduos oleosos da pele.

Embora algumas marcas ocidentais (como Guerlain, L’Occitane e MAC) estejam lançando seus óleos de limpeza, e embora você possa fazer esta limpeza utilizando qualquer óleo vegetal, só vi nas marcas coreanas um produto que é um balm, um óleo na textura e consistência de creme. Comprei o Naked da VDL (numa edição especial em parceria com o Kakao Talk, aplicativo de bate-papo muito famoso e usado na Ásia) pensando que era apenas para remover a maquiagem. Usei, pela primeira vez, numa noite que voltei de uma festa de casamento e estava com uma maquiagem bastante carregada, especialmente nos olhos. E achei sensacional como esse óleo-creme sem perfume dissolveu minha maquiagem com facilidade absurda, sem arder pele ou olhos, e sem esfrega-esfrega. Depois que li o livro, incorporei este produto na minha rotina diária (mesmo  quando não uso maquiagem).

Como fazer?

Se você estiver utilizando um óleo de uma marca ocidental, siga as instruções no frasco. Mas para esses balms – mágicos! – coreanos, proceda assim: ainda com a pele seca, aplique uma pequena quantidade do produto em cada bochecha, na testa, nariz e queixo. Com as mãos secas, faça movimentos circulares suaves no rosto. O produto, com o calor das mãos, começa a derreter e vira, agora sim, um óleo mais fluido. Massageie mais um pouco. Molhe as palmas das mãos e massageie mais. Em contato com a água, o óleo se transforma num creme leitoso bastante fluido e fica bem fácil de enxaguar. Eu disse que você pode usar um óleo vegetal qualquer nesta etapa, mas ao optar por um produto específico para isso você terá este benefício, de conseguir tirar o excesso com muita facilidade.

Produtos recomendados pela autora no livro

  • Banilla Co. Clean It Zero Classic;
  • 3 Concept Eyes Lip & Eye Remover;
  • Tony Moly Floria Brightning Cleansing Oil;
  • Skinfood Brown Rice Oil Cleansing Tissue.

Produto que utilizo

VDL Naked Cleansing Oil Cream.

Quem não quiser comprar produto coreano e ter de esperar pacientemente pela sua entrega, uma boa opção, que vende no Brasil, é o Óleo Demaquilante Karité da L’Occitane.

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

2º Limpeza (water-based): sabonete ou espuma de limpeza


Agora é hora de lavar seu rosto novamente =D

Seguir uma rotina de limpeza que utiliza um produto oil-based e um produto water-based em sequência é a melhor forma de eliminar com eficiência o máximo de impurezas, incluindo aquelas que causam irritação e deixam a pele vermelhinha.

Provavelmente este passo não é segredo para ninguém. Você pode seguir utilizando seu produto de costume, desde que ele não lhe cause nenhum desconforto. Se alguma sensação “estranha” aparecer, por menor que seja, como sentir a pele mais seca que de costume, é hora de testar uma nova opção.

Como fazer?

Com o rosto já molhado (depois de enxaguar ligeiramente a limpeza oil-based com água morna), faça uma espuma na palma das mãos com o seu produto de limpeza, seja ele sabonete em barra ou líquido, espuminha ou creme. Quando a espuma estiver formada, aplique-a sobre o rosto com movimentos circulares e suaves. Alguns produtos não fazem espuma, neste caso aplique-o, também, primeiro nas palmas das mãos e esfregue uma na outra antes de levar ao rosto. Massageie durante 1 ou 2 minutos e enxague. Quando for secar o rosto, nada de esfregar a toalha na cara haha! Simplesmente pressione a toalha contra a face, umas 2 ou 3 vezes devem bastar. Simples.

Produtos recomendados pela autora

  • Neogen Dermalogy Real Fresh Green Tea Foam;
  • Su:m37 Miracle Rose Cleansing Stick;
  • Benton Honest Cleansing Foam.

Produtos que utilizo

Pela manhã eu não faço a limpeza dupla, apenas a water-based. Neste caso, uso a espuminha Mini Bebe da It’s Skin com extrato de romã que é bem suave e tem princípios calmantes. À noite, quando faço a double cleansing, uso a espuminha Happy da Etude House que mostrei aqui.

Quem não quiser comprar uma espuminha coreana, sugiro a Espuma de Limpeza de Chá Verde e Verbena, da Anna Pegova. É maravilhosa, refrescante, calmante. Minha pele é super sensível e se irrita facilmente com cosméticos, e esta espuma super funcionou pra mim. O único problema é o preço, que é meio salgadinho. Um motivo a mais para pensar nos cosméticos coreanos. Confira uma seleção de espuminhas de limpeza de chá verde neste link.

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

E aqui termino o primeiro post desta série!

Quer saber onde comprar cosméticos coreanos? Confira este post.

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

7 comentários sobre “Rotina coreana de cuidados com a pele: limpar

  1. Larissa disse:

    Oii, eu acabei de descobrir o seu blog, eu estava pesquisando sobre sites que vende maquiagem coreana e entrei no seu blog, estou muito contente de ter descoberto. estou adorando suas dicas, ainda tenho algumas duvidas sobre como descobrir minha rotina de pele.

    Eu estou A M A N D O as embalagens das makes e ja ouvi muitas pessoas falando que é realmente muuuito bom.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fabiola disse:

    Estou amando seu site.
    Tenho a pela muito fina e super sensível, qualquer produto que uso sempre fez muito mal pra mim, o único que me adaptei foi a água micelar da Dior.
    Vou testar estes produtos que indicou, quem sabe eu não me adapto a eles.
    😉

    Curtido por 1 pessoa

  3. Giselle disse:

    Achei super interessante o seu post. Sempre fiquei babando pela pele das coreanas q são super limpas e bem cuidadas e sempre me perguntava como elas conseguiam.
    Como vc disse, no Oriente as pessoas tem a menina de esconder as imperfeições da pele ao invés de tentar arrumar o problema. Faz tempo q quero cuidar melhor da minha pele é por meio do seu post isso vai ser possível.
    Esse livro tem traduzido em espanhol ou em poetugues? Sou péssima em inglês :/

    Curtido por 1 pessoa

  4. Jéssica Anh disse:

    Nossa estou amando vc colocar coisas sobre o livroda Charlotte Cho kkk sou péssima em inglês ahuahuahu mto bom as informações e dicas dos sites coreanos pq sempre fiquei perdida não sabia o que comprar e onde…. Mto obrigada ^^ . Sempre fui soube que os coreanos são bem cuidadosos com a pele, inclusive sempre que saía com meus amigos coranos ficava olhando como a pele deles é super bonita.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Letícia disse:

    a m e i.
    eu fico louca nesses produtos coreanos principalmente pela embalagem! gente, são muito fofas! :3 haha fico encantada… e olha, adorei o jeito que descreveu a rotina. Sou muito preguiçosa pra isso e tem dias que só lavo o rosto no banho mesmo e fim. Vou começar a prestar mais atenção e cuidado nisso. Sobre esses demaquilantes oleosos, eu usei um da nivea que, sério, me dava agonia. Óleo puro e não saia a maquiagem, só borrava haha ficava louca. Uma solução que achei pra isso foi o creme nivea de leite, eu molho um algodão com creme, passo no rosto, e depois tiro os excessos de lápis/rímel borrados com cotonete. Depois, costumo lavar o rosto pra tirar um pouco aquele grude de creme e só hahahah
    Beijo! :*

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      oi lê!!!
      ah, nem me fale das embalagens… vou te dizer que foi assim que os produtos me conquistaram hahaha
      mas além deles serem fofos, eles são bons tbém né *____*
      esse óleo da nívea eu nunca usei, mas adorei esse óleo em balm coreano, é diferente de tudo que eu já vi… vale à pena experimentar, acho que vc ia curtir… ou o da vdl que tô usando, ou esse que a autora do livro recomenda, o clean it da banilla co que é mais barato que o da vdl, tá +- 14 dólares no tester korea (e dura um monte – e tbém tem miniaturinhas no site por +- 1 dólar).
      e eu sou meeeeeeeeeeeeeeeeega preguiçosa tbém, mas tô curtindo essa rotina, são vários produtos mas não leva tempo pra aplicar todos não, nem 10 minutos (tem duas etapas que vou falar depois que os produtos são basicamente uma “aguinha”, só pressionar a palma das mãos no rosto e esperar absorver).
      bjinhoooos! =***

      Curtir

Deixe uma mensagem

