Rotina coreana de cuidados com a pele: pré-hidratar

Atenção: este post faz parte de uma série que explica todas as etapas da rotina utilizada pelos coreanos para cuidar da pele e foi inspirado no livro The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin de Charlotte Cho. Se você ainda não viu o meu texto que fala sobre o livro e que faz uma introdução sobre este tema, recomendo fortemente dar uma olhadinha nele antes de prosseguir aqui. Acesse o texto inicial neste link.


Etapa anterior: tonificar | próxima etapa: tratar

Foi muito difícil pensar num título para esta etapa (e talvez eu nem tenha sido muito feliz na escolha) porque este post vai abordar uma categoria de produtos que não existe no ocidente e que é considerada o coração da rotina coreana de cuidados com a pele: a essência.

A essência tem, normalmente, o mesmo aspecto do típico tônico coreano abordado no passo anterior: um líquido transparente, bem próximo de uma água, com fragrância muito suave ou sem perfume nenhum. E é enriquecida com nutrientes que garantem a sua função. Mas que função é esta?

A essência entra na rotina após o uso do tônico, ou seja, após restaurar o PH da pele que pode se desequilibrar com a limpeza, para prepará-la para o verdadeiro cuidado e objetivo desta rotina: a hidratação.

Da mesma forma que uma esponja ou um tecido já umedecidos são capazes de absorver com mais facilidade – do que esponja ou tecido totalmente secos – um líquido que for derramado sobre eles, a essência potencializa o processo de hidratação ao garantir uma hidratação leve e inicial à pele, mas muito eficaz graças à sua textura aquosa e seus nutrientes. E é por causa desta hidratação inicial que ela melhora a comunicação entre as células da pele aumentando, assim, a eficiência dos produtos que vêm a seguir.

Além disso, muitas essências possuem ingredientes naturais fermentados em sua formulação. Os fermentados já são utilizados, há anos, em vários produtos nos mercados japonês e coreano. Estes ingredientes, como o extrato de levedura, por exemplo, conseguem “quebrar” os outros ingredientes ativos de um cosmético fazendo com que os nutrientes e antioxidantes sejam mais facilmente absorvidos pela pele. Por causa disso, a essência também é famosa por ajudar a uniformizar o tom da pele e deixá-la mais radiante ao favorecer o processo de renovação celular.

Como usar?

Coloque algumas gotas generosas do produto numa mão (cuidado ao virar o frasco para não desperdiçar porque ele é bem líquido). Coloque a palma da outra mão sobre esta para umedecer (só encoste, não esfregue) e pressione, de leve, as palmas das mãos contra as bochechas. Conte até 5 :) Você precisa sentir que está depositando o produto no rosto.

Encoste as mãos com o restante do produto na área dos olhos e, depois, no pescoço. Por último, com pouquinho produto, aplique na zona T.

Produtos recomendados pela autora no livro

  • Missha Time Revolution First Treatment Essence;
  • Neogen Code 9 Lemon Green Caviar Essence & Tox Tightening Pack;
  • IOPE Bio Essence Intensive Conditioning.

Produto que utilizo

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

Estou finalizando este frasquinho de 50ml da essência da SK-II que comprei só para conhecer o produto, já que ele é bem caro. Encomendei a Time Revolution First Treatment Essence da Missha (e o tônico também) que a autora indica, está a caminho. Uso o sérum da mesma linha e gosto bastante (é o assunto da próxima etapa).

Onde encontrar?

Por muito tempo, a Facial Treatment Essence da japonesa SK-II reinou absoluta quando o assunto era essência com fermentados. Mas, hoje, a Coreia nos traz uma grande variedade desses itens por um preço bem menor. Dizem por aí que a Intense Care Galactomyces First Essence da TonyMoly é muito parecida com a SK-II, custando 30 dólares o frasco com 150ml contra mais de 100 dólares num frasco de mesmo tamanho da essência japonesa. O filtrado de galactomyces é, aliás, a levedura mais comum nesses cosméticos. Mas também há essências com fermentados de bambu, flor de hibisco, e até água de coco.

As essências e os ingredientes fermentados (e, adivinhe! As essências feitas com ingredientes fermentados) ainda são muito raros dentre as marcas ocidentais. Mas isso está mudando. Depois que a essência da SK-II virou uma queridinha dentre as celebridades americanas, algumas marcas começaram – de forma tímida ainda – a desenvolver esta categoria de produtos. É o caso da Kiehl’s, com a Iris Extracting Activating Essence, lançada em junho deste ano (e ainda não disponível no Brasil), e a Intensive Infusion Treatment Essence, da Tom Ford (que também não tem aqui).

Por enquanto, parece que teremos de continuar recorrendo às opções coreanas. A única essência que encontrei no site da Sephora, por exemplo, é da japonesa Shiseido, custa, no site, R$ 519 (!!!) e está sendo tratada, incorretamente, como hidratante. Mas não desistam! Esta etapa é primordial – talvez a mais importante – para quem quer seguir esta rotina.

Quer saber onde comprar cosméticos coreanos? Confira este post.

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

7 comentários sobre “Rotina coreana de cuidados com a pele: pré-hidratar

  1. Maurine Santos disse:

    Bom dia! Namoro á tempos a rotina das coreanas, mas n comecei ainda. Já li vários blogs, mas se acho algum novo sempre leio de novo(rsrsrsrsr) e curti muito o seu. Uma dúvida: Fui no Cosme de(site que vende alguns cosméticos internacionais entre eles coreanos japas e tals- conheci recomendada em um forum de make, mas nunca comprei,se quiser olhar…) e li a composição da essence da clinique. Olha, era água, preservativo, um humectante como glicerina por exemplo, extratos de frutas e conservantes. Fiquei curiosa em ler a composição de outros, onde eu acho? Pq cara, se for só isso mesmo, manipular água termal com extrato de chá verde e vitamina c, por exemplo, já faria o mesmo sem precisar comprar a essence coreana na gringa.O tals dos bacilos q ajudam na penetração dos produtos- no caso dos que tem esse componente, sabonete com ácido faz o serviço…(bom minha pele n é sensível a coisas com ácido.) Aí fiquei muito curiosa pra pesquisar mais a respeito, pode me ajudar?

    Beijos!

    Curtir

  2. Helena disse:

    Não sabe se mesmo no meio coreano tem umas alternativas mais baratas? Que não passem de 60 reais o produto? Com esses preços fica meio difícil cuidar da pele aqui no Brasil.. >_<

    Curtir

  3. Mary Vitoria disse:

    Olá Van! Primeiro, quero dizer que, desde que descobri seu blog, não leio outro sobre produtos coreanos! Você é maravilhosa, e me tirou diversas dúvidas, além de me encorajar a comprar e sites internacionais, coisa que eu nunca havia feito antes! E o blog é sensacional, está de parabéns! Queria tirar uma dúvida sobre essência: eu comprei a Moistfull Collagen Essence Dumbo, da Etude House (link aqui: http://cosmetic-love.com/products/etude-house-moistfull-collagen-essence-dumbo-80ml). Ela tem o nome de essência, mas será que ela tem a mesma função que a SK-II? Não achei quase nada sobre ela na internet. Beijos sua maravilhosa <3

    Curtir

    • van disse:

      Oi, Mary! Muito obrigada pelos elogios, fico feliz que tenha gostado do blog ^^
      Desculpe não ter respondido antes, andei tendo uns problemas pessoais e o blog ficou meio largadinho neste tempo… Bom, eu nunca usei esta essence mas pelo que li ela tem, sim, a função de essence – que é garantir uma hidratação leve mas efetiva e preparar a pele para o que vem depois – mas eu não diria que ela é igual à da SK-II porque os ingredientes são totalmente diferentes. A SK-II (e a essence da linha Time Revolution da Missha e tudo o que tiver galactomyces ou saccharomyces como ingrediente) é baseada em ingredientes fermentados que ajudam a renovar as células e uniformizar o tom da pele. Já o colágeno é uma proteína que ajuda a melhorar a firmeza da pele. Ambas são essences, mas os ingredientes a direcionam para probleminhas e/ou objetivos diferentes.
      Beijinhos,

      Curtir

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s