Rotina coreana de cuidados com a pele: tratar

Atenção: este post faz parte de uma série que explica todas as etapas da rotina utilizada pelos coreanos para cuidar da pele e foi inspirado no livro The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin de Charlotte Cho. Se você ainda não viu o meu texto que fala sobre o livro e que faz uma introdução sobre este tema, recomendo fortemente dar uma olhadinha nele antes de prosseguir aqui. Acesse o texto inicial neste link.


Etapa anterior: pré-hidratar | próxima etapa: hidratar e proteger

Nesta etapa vamos atacar problemas específicos da pele. É aqui que ocorre uma atenção maior se há linhas finas que merecem cuidados, ou se a pele está com acne, ou se há manchas, etc. Não significa que nas outras etapas não há um cuidado específico: pelo contrário. Em cada passo, você pode lançar mão de um produto que, como bônus, ofereça uma característica adicional além de sua função principal. Como mencionei no post anterior, é muito comum, por exemplo, as essências ajudarem a uniformizar o tom da pele clareando as manchas.

O que faz este passo merecer o título de tratar um problema específico da pele é a concentração do produto. Entram em cena os séruns e as ampolas. No ocidente, os séruns já são conhecidos. São líquidos espessos, bastante concentrados, que vêm normalmente num frasco com um conta-gotas. Como ele é muito concentrado, normalmente uma ou duas gotas bastam para aplicar no rosto inteiro. No mercado coreano, além dos séruns existem, também, as ampolas. A diferença que é a ampola tem uma concentração ainda maior de nutrientes (e é, por causa disso, mais espessa ainda). É como se pegássemos a essência e levássemos para ferver, deixando reduzir até que toda água e demais líquidos usados como veículos evaporassem, sobrando apenas um “caldo grosso” super concentrado de nutrientes.

Este passo é opcional e você deve inclui-lo em sua rotina apenas se há alguma preocupação específica que mereça prevenção ou alguma condição específica que deva ser tratada mais intensamente. Você pode, ainda, adotar um sérum ou uma ampola para intensificar as outras etapas e enriquecer sua rotina: manter o tom de pele uniformizado mesmo que não haja manchas muito perceptíveis, por exemplo. Após adotar a rotina coreana, com o passar do tempo você vai perceber que sua pele ficará cada vez mais equilibrada e com menos problemas pontuais que mereçam ser “atacados” (se estiver tudo bem com a sua saúde e não houver nenhum problema adjacente que possa refletir em sua pele).

Como usar?

Um sérum ou uma ampola são apresentados, normalmente, em frascos de vidro com um conta-gotas. Se for este o caso, provavelmente de 2 a 3 gotas de produto aplicadas diretamente na pele bastam para ser espalhadas no rosto inteiro. Se o produto for destinado a um uso pontual, a área sob os olhos, por exemplo, você vai usar uma dose ainda menor. Os séruns e as ampolas entram na rotina, na maioria dos casos, somente à noite. São líquidos sensíveis e alguns devem ser armazenados no refrigerador, leia a embalagem.

Produtos recomendados pela autora no livro

  • Klairs Freshly Juiced Vitamin C Drop Serum: a vitamina C já é famosa por deixar a pele mais radiante. Este sérum ajuda a uniformizar o tom da pele clareando tons arroxeados sob a área dos olhos e cicatrizes de acne;
  • Missha Time Revolution Night Repair New Science Activator Ampoule: melhora a elasticidade da pele e a aparência dos sinais da idade, como as linhas finas;
  • RE:P Ultra Moist Gel Oil: fornece uma hidratação extra para peles extremamente ressecadas, contém óleo das sementes de argan e jojoba.

Produto que utilizo

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

Minha escolha é a Time Revolution Night Repair Borabit Ampoule, da Missha, que restaura a elasticidade da pele, hidrata profundamente as linhas finas para que suavizem e ajuda a clarear manchas. Esta ampola já foi comparada com – e considerada tão boa quanto – o Advanced Night Repair Serum da Estée Lauder, mas na minha opinião ela ganha pela vantagem do preço: aproximadamente 30 dólares a da Missha (50ml) contra 60 dólares do sérum da Estée Lauder (30ml).

Quer saber onde comprar cosméticos coreanos? Confira este post.

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

3 comentários sobre “Rotina coreana de cuidados com a pele: tratar

  1. Ana Jéssica disse:

    Amei seu Blog e principalmente sua explicação sobre sérum ou ampola, estou aos poucos tentando encontrar os produtos (que caibam no meu bolso hehehehe) para adaptar os passos de cuidados coreanos com a pele na minha rotina.
    Esse post facilitou a minha vidaaaa :D
    Boa semana!

    Curtir

  2. Raka disse:

    Estou adorando os seus postos e vou tentar incorporar os passos na minha rotina, mas fiquei em dúvida acerca do momento de se aplicar o ácido, pois o ácido que eu uso é uma pomada(creme) e acho que não se encaixa na definição de sérum, certo?

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Olá! Eita, agora você me pegou, pergunta difícil… Tecnicamente, se a consistência do produto é um creme não se encaixa mesmo na definição de sérum, está correto. E, ao que me parece, as consistências é que definem o produto, não o ingrediente. Que ácido você usa? O hialurônico é hidratante então se for ele e a consistência é em creme pode ser a última etapa, da hidratação. Mas se for outro ácido, já não sei responder mas posso ver se no livrinho da Charlotte Cho há alguma recomendação. O que a embalagem diz? Como você usa, normalmente (antes de ler sobre a rotina coreana)? Foi um dermatologista quem receitou? Se sim, o que ele recomendou? Vamos tentar descobrir! =)
      Beijinhos,

      Curtir

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s