Rotina coreana de cuidados com a pele: hidratar e proteger

Atenção: este post faz parte de uma série que explica todas as etapas da rotina utilizada pelos coreanos para cuidar da pele e foi inspirado no livro The Little Book of Skin Care: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin de Charlotte Cho. Se você ainda não viu o meu texto que fala sobre o livro e que faz uma introdução sobre este tema, recomendo fortemente dar uma olhadinha nele antes de prosseguir aqui. Acesse o texto inicial neste link.


Etapa anterior: tratar

A hidratação é o grande objetivo desta rotina. Todas as outras etapas existem apenas para preparar a pele para receber o hidratante, para potencializar e aumentar a eficiência da hidratação. Uma pele hidratada é mais radiante, mais uniforme e com uma melhor aparência das linhas finas, quando elas existem.

Mas não pense você que coreanos aplicam o hidratante no rosto uma vez ao dia e só. Charlotte Cho explica, em seu livro, que há uma verdadeira cultura de hidratação na Coreia. Além do clichê de se tomar bastante água (que por si só não garante a hidratação correta da pele), a hidratação tópica é quem realmente entra em cena e faz a diferença nas peles por lá. Ela conta que no escritório da Samsung onde trabalhou quando morou na Coreia, cada funcionário tem seu próprio pequeno umidificador pessoal na mesa. E, claro, os produtos utilizados para hidratação são vários e compreendem mais de um passo na rotina. Vou abordá-los, todos, neste post.

As máscaras de hidratação

Conheci as máscaras coreanas depois da minha primeira compra em um site coreano de cosméticos. Enviaram-me algumas como brinde na compra. Eu não sabia direito do que se tratava, li as instruções (que estavam também em inglês) e usei – pronto! Bastou para se apaixonar por este tipo de produto.

Trata-se de uma máscara de poliéster ou de hidrogel que vem em embalagens individuais embebidas na solução hidratante. É um boost de hidratação perfeito para quando a pele está precisando de uma ajuda emergencial, para antes de uma maquiagem mais elaborada ou, simplesmente, para fazer seu papel nesta rotina e ajudar a equilibrar e manter a hidratação pela qual se batalha tanto aqui.

Como usar?

A máscara de hidratação deve ser utilizada uma ou duas vezes por semana sempre depois da essência ou, caso esteja usando um, do sérum, preferencialmente na rotina noturna. O tempo de utilização varia dentre as máscaras e dentre as marcas, mas elas sempre requerem, no mínimo, 10 minutos de aplicação. Portanto, planeje-se, neste dia sua rotina não será tão rápida.

Abra a embalagem e retire cuidadosamente a máscara. As máscaras para o rosto (inteiro) são, normalmente, uma folha oval de poliéster ou hidrogel com os recortes que devem ser posicionados sobre olhos, nariz e boca. Mas também existem máscaras pontuais: para área sob os olhos, para bochechas, testa, boca, as dobrinhas da lateral da boca até o nariz, para pescoço, etc. No caso da máscara para o rosto, depois de retirá-la da embalagem, desdobre com cuidado e posicione sobre o rosto acertando os tais recortes.

Agora é hora de relaxar. Deite-se, principalmente se a máscara for de hidrogel para que ela não escorregue, e espere o tempo de ação, normalmente de 20 a 30 minutos (veja na embalagem). Passado o tempo, retire a máscara e, antes de jogá-la fora, você pode aproveitar o resto da solução hidratante que ficou nela (ou mesmo no pacote) e aplicar no rosto e pescoço. Massageie até que a sobra de produto seja absorvida pela pele. Pronto! Prossiga com sua rotina.

Produtos recomendados pela autora no livro

  • Manefit Bling Bling Hydrogel Mask;
  • Tony Moly My Little Pet Eye Patch;
  • Skinfood Hydro Fitting Snail Mask Sheet;
  • Banila Co It Radiant Lace Hydrogel Mask Sheet.

Produtos que utilizo

Raramente compro máscaras. Ganho muitas delas como brinde nas compras. É até difícil eleger uma favorita porque todas que usei, até hoje, foram incríveis. Para quem quiser comprar, os sites coreanos (para acessá-los veja o final deste post) costumam ter muitas promoções para este tipo de produto, oferecendo, por exemplo, pacotes com 10 envelopes de máscaras com bastante desconto.

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

Para ver meu post sobre o Gold Racoony, hidrogel para área dos olhos, clique aqui.

A hidratação da área dos olhos

A pele em torno dos olhos é mais fina e mais delicada do que no resto da face e bastante suscetível às linhas finas, bolsas e marcas arroxeadas de cansaço ou olheiras. Por tudo isso, os cremes específicos para esta região costumam ser como séruns ou ampolas, ou seja, mais concentrados em seus nutrientes, além de,  ao mesmo tempo, possuírem formulações mais suaves (com menos chance de desencadear alergias e/ou irritações).

Já mencionei em outros posts que os cosméticos coreanos costumam ser bastante gentis com a pele. Vários dos produtos das etapas anteriores – como o tônico, a essência, o sérum, e até a emulsão hidratante que consta neste post a seguir – podem e devem ser utilizados na região dos olhos. Sendo assim, este passo acaba tornando-se opcional e deve ser seguido apenas se, no seu caso, a hidratação não estiver sendo suficiente com os outros produtos ou se houver um achado pontual que mereça atenção, como linhas muito marcantes ou olheiras (estas últimas precisam, primeiramente, de bastante sono).

Como usar?

O conselho mais importante na aplicação de qualquer produto nesta região é: esbanje delicadeza! Não esfregue, não pressione demais. Com a pontinha do dedo (preferencialmente o dedo anelar para empregar menos força), deposite pontinhos de creme na área sob os olhos, dê uma espalhadinha rápida e bem de leve e, depois disso, dê umas batidinhas (novamente, BEM de leve) para que o produto seja absorvido.

Com mais um pouquinho de produto, faça, agora, movimentos circulares em volta de todo o olho (inclusive pálpebra superior), evitando passar perto demais da linha d’água para não causar irritação.

Consulte a embalagem para saber se seu creme entra apenas na rotina noturna ou se deve ser utilizado duas vezes ao dia. Dependendo dos ingredientes, pode ser necessário redobrar a atenção com o protetor solar nesta região ou aplicar o creme somente à noite, como é o caso de alguns ácidos anti-idade.

Produtos recomendados

  • Skinfood Royal Honey Eye Cream;
  • Banila Co It Radiant Brightening Eye Cream;
  • Etude House Moistfull Super Collagen Eye Concentrate.

Atualmente, não estou usando o creme para região dos olhos na minha rotina mas já encomendei o Multi Function Formula Snail Repair Eye Cream da Mizon, que está a caminho.

A hidratação do rosto

A hidratação é a parte mais importante da rotina noturna e todos os passos anteriores existem apenas para garantir que ela ocorra da forma mais eficiente possível.

Além do creme hidratante convencional e das máscaras de hidratação, que mostrei no início do post, uma vez por semana é recomendado utilizar o que os coreanos chamam de sleeping pack. Trata-se de uma máscara para ser utilizada enquanto dormimos. Calma: não é uma máscara num formato de folha de poliéster ou um creme verde que vai manchar sua fronha e endurecer seu rosto. É um hidratante, normalmente numa textura de gel, que deve ser aplicado em abundância no rosto, espalhado, e então ele é absorvido e não deixa excessos. Este tipo de produto tem uma concentração bastante alta de ingredientes umectantes e hidratantes apesar de sua textura normalmente mais leve que creme, e garante uma hidratação intensa durante o sono, quando a atividade de divisão celular aumenta, o que faz dessa a melhor hora para fornecer nutrientes e vitaminas para as células. A máscara é retirada pela manhã durante a etapa de limpeza da pele.

Os coreanos utilizam, no mínimo, dois hidratantes em sequência: a emulsão, que tem uma fórmula mais leve, e um hidratante mais potente por cima. Esta dica aumenta a eficácia da hidratação e é seguida não só no oriente, mas indicada por esteticistas no ocidente também. É a carta na manga da maquiadora Bobbi Brown, por exemplo, para garantir uma pele perfeita antes de uma maquiagem mais elaborada.

Não bastasse emulsão, creme hidratante, máscara de hidratação, sleeping pack e umidificador na mesa, os coreanos sempre carregam consigo pequenos frascos de “hidratante líquido”. Os mists, como são chamados, são um líquido enriquecido com ingredientes umectantes que vem num frasquinho com spray para ser espirrado no rosto ao longo do dia. Existem fórmulas mais encorpadas, com mais ingredientes umectantes, para serem usadas no inverno e fórmulas mais leves e com algum ingrediente refrescante, como limão, chá verde ou aloe vera, perfeitas para o verão. E não, não é a mesma coisa que água termal. Eu sempre fui fã de água termal, mas a verdade (paradoxal, mas é verdade) é que apesar dela refrescar e depositar minerais na pele, só água não é capaz de hidratar a pele (porque ela evapora antes de ser absorvida). É necessário haver algum ingrediente hidratante ou umectante para que haja hidratação.

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

Como usar?

Coloque pontinhos de creme nas bochechas, testa, nariz e queixo. Aproveite este momento para massagear o rosto, sempre com movimentos ascendentes, partindo das laterais do queixo em direção às laterais dos olhos, sempre subindo, nunca o contrário. No nariz, parta do centro para os cantinhos. Na testa, parta do centro para as laterais.

Se for usar mais de um hidratante, aplique o mais leve primeiro. Dê umas batidinhas para que ele seja absorvido e, em seguida, aplique o mais espesso.

Uma vez por semana, substitua o creme hidratante diário pelo sleeping pack. Não aplique na área em torno dos olhos.

Ao longo do dia, reforce a hidratação utilizando os sprays hidratantes.

Produtos recomendados

  • Son & Park Beauty Gel;
  • LIZ K Ultra Waterfall Cream;
  • Goodal Super Seed Oil Plus Balancing Emulsion;
  • Missha Super Aqua Cell Renew Snail Cream;
  • Belif True Cream Aqua Bomb;
  • Lioele V-Line Waterdrop Sleeping Pack;
  • RE:P All Night Moisture and Relif Mask.

Produtos que utilizo

Comentei no post sobre o tônico que ainda estou utilizando miniaturas de tônicos que ganhei em minhas compras e que estavam aqui acumuladas. Estas miniaturas vêm em caixinhas, chamadas de starter kits, que contêm, também, uma emulsão da mesma linha. Então, além dos produtos a seguir, eu sempre uso uma emulsão antes.

  • Nature Republic Aloe Vera Soothing Gel: bem leve e refrescante mas que garante uma ótima hidratação apesar da textura levinha. Perfeito para os dias mais quentes;
  • Holika Holika Good Cera Super Cream: hidratante bastante potente. Gosto de usar mais no inverno, ou quando a pele está muito ressecada;
  • Tony Moly Panda’s Dream White Sleeping Pack: máscara para dormir. Apesar da textura bem leve, ela fornece uma hidratação muito potente. Uso duas vezes por semana e adooooro!
  • VDL Beauty Hydro Mist: spray hidratante, bem encorpado, uso em dias mais frios ou quando a pele está mais ressecada;
  • It’s Skin Mini Bebe Mist: spray hidratante, leve e refrescante, perfeito para os dias quentes.

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

Proteção solar

Se o hidratante é a parte mais importante da rotina noturna, o protetor solar é o mais importante da rotina diurna. Além da questão do câncer de pele, o sol é responsável por manchas e pelo envelhecimento precoce da pele. Com tanta discussão em torno disso, todo mundo já sabe que o protetor deve ser usado diariamente mesmo se o tempo estiver nublado. Se você não vai sair, mas estiver perto de uma janela, use protetor. E o protetor tem de ser reaplicado durante o dia.

A atenção deve ser redobrada se você passou por um processo de peeling químico ou se esfoliou a pele. A pele fica mais frágil e exposta após estes procedimentos.

Além do protetor solar, várias maquiagens coreanas (como os BBs creams ou as bases cushion) são “equipadas” com FPS alto (50 é mais comum), o que faz delas um ótimo produto para o retoque do FPS ao longo do dia.

Produtos recomendados pela autora

  • Skinfood Gold Kiwi Sun Cream;
  • Neogen Day-Light Protection Sun Screen SPF 50/PA+++ (vou explicar em um post futuro estas especificações!);
  • Missha All-Around Safe Block Waterproof Sun Milk.

Produto que utilizo

Etude House Sunprise Natural Corrector: além do FPS alto, ele tem um pouquinho de cor que ajuda a uniformizar o tom da pele. É perfeito para dias sem maquiagem ou com maquiagem mais leve porque acaba funcionando, também, como primer.

Quer saber onde comprar cosméticos coreanos? Confira este post.

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

3 comentários sobre “Rotina coreana de cuidados com a pele: hidratar e proteger

  1. Polina disse:

    Estou agradecida pelas dicas de hidratantes, pois é tudo que eu procurava, apesar de ser deficel de encontrar na minha província farei a questão de mandar vir algumas máscaras para usar

    Curtir

  2. Amanda Lima disse:

    Oii,

    Fiquei com uma dúvida quanto a este passo.
    tem as mascaras de hidrataçao, mais potentes, que requer ai um tempo pra aplicar, tem a dos olhos, tem as pra se usar enquanto dorme. Tem os umidificadores e protetores solares durante o dia e os sprays durante o dia.
    Mas creme hidratante, tipo aqueles da nivea, avon entre tantos outros, que normalmente se usa antes do protetor solar, entram nesta rotina também?

    Desde já muuuito obrigada. Achei exatamente o que estava procurando no seu blog, de forma bem clara. Só este passo que me deixou um pouco mais confusa.

    Aaah, e aquelas mascaras que se faz com argila, por exemplo, entraria em qual etapa?

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Oi, Amanda! Tudo bem?

      Ai, desculpa, lendo de novo agora, um bom tempo depois que escrevi, vejo que o post tá confuso mesmo, é um monte de produto e acho que não descrevi da melhor forma, mas vamos lá:

      1. O creme hidratante convencional entra todo dia (com uma única exceção que explico mais à frente) na rotina: pela manhã antes do protetor solar e à noite como última etapa do processo. O creme para área dos olhos, se for necessário usar um, entra antes deste hidratante convencional (apenas para que o hidratante convencional não interfira na absorção).

      2. Uma ou duas vezes por semana, dependendo da necessidade da sua pele, você usa um tratamento mais potente, que pode ser uma máscara de hidratação destas de tecido ou hidrogel que requerem um tempo a mais ou a máscara como a de argila que você mencionou. Se for algum produto sem enxague como a máscara de tecido ou hidrogel, você aplica depois de limpar, tonificar e aplicar a essência ou sérum, se estiver usando, e antes do hidratante convencional. Deixa o tempo de ação, tira a máscara, massageia para que o restante do produto seja absorvido e hidrata. Se for algo que precisa de enxague, como a máscara de argila que você menciona, acho que vale a mesma regra do esfoliante: aplique depois da limpeza, e acho que um tônico também é válido aqui, aplique o produto, deixe o tempo de ação, remova, e proceda com o resto da rotina, essência e/ou sérum e o hidratante.

      3. Por fim, há as máscaras pra se usar enquanto se dorme (eu viciei nelas). Este produto é o último passo e entra NO LUGAR do hidratante convencional APENAS na rotina noturna. No dia em que usar este produto (o recomendado é uma vez por semana mas eu uso mais), você suspende o hidratante convencional do último passo e usa apenas esta máscara no lugar dele. Este tipo de creme não deve ser aplicado na área dos olhos então o creme de olhos pode ser usado normalmente.

      4. E os sprayzinhos, bom, estes você deixa na bolsa, carrega com vc quando sair, e espirra no rosto como uma água termal, quando achar que a pele está ressecando ou durante o calor porque eles são ótimos para dar uma refrescada. Ou, ainda, quando a gente retoca o pó compacto é uma boa opção dar uma espirrada meio de longe para deixar o pó mais natural.

      Espero ter ajudado,
      Beijinhos

      Curtir

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s