Os 10 passos da rotina coreana de cuidados com a pele

Finalizei, no post anterior a este, uma série de artigos que explora um pouco do mundo coreano de cuidados com a pele (no final deste texto há uma tabela com todos os passos e os links para cada artigo). Mas por que se inspirar nesta rotina e nos cosméticos coreanos?

Blog Valeu a Compra | Introdução aos cosméticos coreanos e onde comprar

Para os coreanos, cuidar da pele e preocupar-se – bastante – em mantê-la com ótima aparência vai além de uma rotina de 10 passos ou de produtos específicos. Na Coreia do Sul, hidratar e nutrir a pele, protegê-la do sol com protetor solar e guarda-sol, consumir chá antioxidante para prevenir o envelhecimento precoce, tudo isso faz parte de um verdadeiro modo de vida.

Tem-se, então, uma demanda voraz e, principalmente, bem informada sobre cosméticos. Lá, mais importante que termos tecnológicos e milagrosos nos rótulos, cheios de letrinhas que ninguém entende, é a lista de ingredientes: cada coreano conhece muito bem sua própria pele, sabe quais ingredientes são melhores para cada condição a ser tratada e não tem medo de testar produtos e seguir ajustando sua rotina.

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a peleNa outra ponta, obviamente, tem-se uma indústria extremamente competitiva e rica em inovação. Não existe, do lado dos consumidores, lealdade a uma marca. Existem produtos e ingredientes que funcionam melhor em cada caso e os consumidores sabem disso. Para satisfazer este exigente mercado, a indústria coreana atingiu a excelência no que diz respeito à capacidade tecnológica de desenvolver e entregar novos produtos num curto período de tempo. Hoje, muitas marcas ocidentais já mantém um olho aberto na indústria cosmética coreana, fato que ficou muito claro com o advento, do lado de cá do globo, dos BB creams (que não foram inventados lá mas foram amplamente desenvolvidos lá, para saber mais leia este post). Neste ano, a Lancôme correu contra o tempo e se tornou a primeira marca fora da Ásia a desenvolver uma base cushion. Falei sobre isso também neste post.

Mas olhando apenas para a rotina que seguem, o principal objetivo dos cuidados com a pele é a hidratação. Uma pele bem hidratada é uma pele saudável, sem manchas, radiante (ela fica com um aspecto de strobing mesmo sem maquiagem) e com aparência menor de poros e linhas finas. Os coreanos sabem que, apesar da indústria tecnológica que lá há, não existe um creme milagroso que vai apagar rugas e manchas ou sumir com a acne. O que existe é a cultura da prevenção dos problemas de pele e a disciplina.

Vimos que, apesar de muitos passos e produtos, a rotina não é trabalhosa nem demorada e é muito gratificante porque os resultados começam a aparecer rapidamente. Com apenas uma semana não há, ainda, uma mudança visual perceptível mas já é possível notar uma melhora na textura da pele, melhora esta que fica evidente quando se aplica maquiagem. Uma pele mais hidratada, uniforme e “lisinha” precisa de menos maquiagem, os produtos deslizam mais fácil e são melhor absorvidos, e o resultado da make é muito melhor. Com duas semanas, já há uma mudança visível no aspecto da pele.

Um ponto super positivo da rotina é que, justamente porque ela possui várias etapas e produtos, quando é preciso fazer algum ajuste não é preciso trocar todos os produtos. Aqui no ocidente, quando alguém quer tratar uma pele muito oleosa com acne, por exemplo, é comum usar todos os itens da rotina para este fim: sabonete para pele oleosa, tônico adstringente, hidratante sem óleo, protetor solar em gel. Na rotina coreana, não. Os produtos têm formulações muito suaves e, identificado o tipo de pele (que só sofre alterações ao longo de anos), pode-se passar muito tempo com os mesmos produtos de limpeza, o mesmo tônico, a mesma essência, alterando, pontualmente, um sérum ou um hidratante, quando necessário.

Para segui-la não é preciso, necessariamente, recorrer somente às marcas coreanas mas algumas categorias de produto só existem na Ásia, por enquanto, como é o caso da essência.

Segue, abaixo, um quadro com o link para todas as etapas que descrevi nos posts anteriores. Apenas para referência, identifiquei, no quadro, quais destas etapas sigo na minha rotina diurna e quais sigo na rotina noturna. Mas como mencionei no post inicial da série, a melhor amiga desta rotina é a observação: estude e entenda sua pele, observe como ela responde aos cuidados e vá fazendo testes, alterando produtos e ajustando quantidades, até encontrar o melhor roteiro para você.

etapa manhã/noite link
Introdução: o livro que me inspirou a escrever os posts
Valeu a Compra - rotina noturna Limpeza com óleo
Valeu a Compra - rotina diurna Valeu a Compra - rotina noturna Limpeza com espuma
Valeu a Compra - rotina noturna Esfoliação
Valeu a Compra - rotina diurna Valeu a Compra - rotina noturna Tônico
Valeu a Compra - rotina diurna Valeu a Compra - rotina noturna Essência
Valeu a Compra - rotina noturna Sérum e/ou ampola
Valeu a Compra - rotina noturna Máscara hidratante
Valeu a Compra - rotina diurna Valeu a Compra - rotina noturna Creme para área dos olhos
Valeu a Compra - rotina diurna Valeu a Compra - rotina noturna Creme ou gel hidratante
10ª Valeu a Compra - rotina diurna Protetor solar

Quer saber onde comprar cosméticos coreanos? Confira este post.

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

40 comentários sobre “Os 10 passos da rotina coreana de cuidados com a pele

  1. Luana disse:

    Oii.. tenho 18 anos e desde os 13 sofro com espinhas e manchas, muita mancha! atualmente tenho só algumas espinhas, mas as manchas continuam. Quero testar produtos asiáticos dessa, mas não sei por onde começar, não sei o que seria bom, visto que a maioria dos produtos voltados para acne que encontramos no Brasil é para pele oleosa e a minha pele está longe de ser oleosa… acredito que minhas espinhas são de causa hormonal. O que vc me recomendaria?

    Curtir

  2. najara frota disse:

    Gostaria de saber por que a rotina coreana não inclui o uso de vitamina c como todos os dermatologistas indicam aqui no brasil, vc saberia dizer?
    Obrigada

    Curtir

    • van disse:

      O que determina a ordem de aplicação de um produto é sua forma de apresentação e não sua função. A vitamina C tal como é muitas vezes recomendada por dermatologistas por aqui (num soro com concentração de 10 a 20%) é um sérum, então segue a ordem de aplicação de um sérum, depois da limpeza e tonificação e antes do hidratante. Existe, no entanto, vitamina C apresentada em creme hidratante (normalmente numa concentração bem menor que o sérum) e aí, de novo, segue a ordem de aplicação e entra na última etapa (penúltima, antes do protetor solar, se for na rotina da manhã – o que é mais recomendado já que a vitamina C luta contra os efeitos nocivos do sol). Apenas como curiosidade, existem algumas boas vitaminas C coreanas mais baratas que as encontradas por aqui. Já usei a Juice Vitamin Drop da Klairs e agora estou usando o sérum de 21,5% da Ciracle.

      Curtir

  3. Bianca disse:

    Excelente post !
    Agora, produtos para corpo nao vejo ngm comentar. Procurei por indicações e nao encontrei. Vc ja testou algum? Conhece alguma marca que tenha só para corpos? Beijao !

    Curtir

  4. Andressa disse:

    Adorei o Blog e as dicas, me empolguei e comprei tudo no site Testerkorea e fiquei pasma quando recebi um telefonema da empresa responsável pela entrega avisando que já estava indo entregar, entre pedido e entrega foram 8 dias, comprei os 10 produtos (1 para cada etapa) e mais algumas máscaras o total do pedido foi uma média de 200 dólares e fui taxada em 130 reais, fiquei super feliz com a rapidez da entrega e achei o valor da taxa bem Light pela quantidade de produto. ADOREI! Agora vou testar e tomara que o resultado seja bom. Obrigada pela dica!

    Curtir

  5. Ingrit disse:

    Oie Van, gostei muito do seu post. Tenho 33 anos e faço uso de antisinais desde os 29, mas mesmo com bons produtos nao me sentia 100% satisfeita. Decidi fazer a rotina com os produtos q ja tinha e percebi q estao funcionando bem melhor com o jeito q vc ensina. Sinto como se tivesse usado os produtos certos do jeito errado todo esse tempo rsrsrs. Eu so tenho uma duvida, q na verdade nem faz exatamente parte da rotina. Eu tenho um horario bem flexivel de trabalho e raramente saio de casa pela manha, entao se eu fizer todo o skin care de manha, a tarde quando eu sair, preciso refazer alguma etapa antes de fazer minha maquiagem?
    Obrigada e bjus

    Curtir

  6. Laelya disse:

    eu simplesmente amei esse post!!! ótimo conteúdo, mas eu gostaria de saber qual a frequência dessa rotina e se as dez etapas são no mesmo dia ou tem um intervalo

    Curtir

    • van disse:

      A máscara hidratante e a sleeping mask eu uso uma vez por semana, mas algumas marcas trazem a proposta de usar até diariamente. A esfoliação depende da situação da pele, esta rotina é um aprendizado e a pessoa vai analisando como a própria pele responde pra fazer os ajustes. Por exemplo, se a pele estiver ficando vermelhinha e irritada, deve-se esfoliar menos. Se a pele estiver “sem graça”, seca, descamando, pode-se esfoliar mais. Eu comentei sobre isso no post específico sobre esfoliação. Aliás, esta tabela traz o link para cada texto específico explicando cada etapa, e em cada texto eu comento sobre a frequência de cada etapa.

      Curtir

  7. Starzinha Laura disse:

    olá! tenho apenas 15 anos mas eu queria mt começar a “rotina de cuidados com a pele coreana” mas nn sei se tenha realmente necessidade por ser mt nova, ainda mais pq nn sofro cm mts espinhas, minha pele bemm é branca e oleosa, tenho mts olheiras e cravinhos, oq vc acha que devo fazer? obg desde já!

    Curtir

  8. Fernanda Milério disse:

    olá! eu gostaria de saber se posso seguir esta rotina de 10 passos completinha, sendo que eu tenho apenas 15 anos, tem algum problema? minha pele é bem oleosa e bemm branca, e sofro bastante cm cravinhos e manchinhas, obg desde já espero que possa me ajudar! <3 <3 <3 adoro seu blog

    Curtir

  9. Adriana disse:

    Oi ! Entrei no site e não entendi nada !!!! Como peço os produtos da rotina coreana ???? Vc pode especificar os nomes para mim ???? Muito obrigada, linda !!!! Muito boa sua matéria !!!! Ah ! Vc já usou instantly angeless ??? Efeito Cinderela ??? Bjos

    Curtir

    • van disse:

      Oi, Vinicius! Sua pergunta é ótima. A Charlotte Cho menciona em seu livro que não existe essa diferença de gênero no cuidado com a pele. O que existe são diferentes momentos da vida (conforme a gente envelhece) e diferentes problemas que requerem ajustes na rotina mas que não existe diferença no gênero. As etapas são as mesmas e teoricamente os produtos também mas algumas marcas têm, sim, linhas específicas masculinas, como a Missha e a IOPE, por exemplo (justamente contrariando o que li no livro). Eu não sei exatamente qual a diferença nos ingredientes (ou se só diferem embalagens e fragrâncias) mas talvez seja apenas uma estratégia de marketing.

      Curtir

      • Vinicius disse:

        Ah ok, muito obrigado!!
        Eu estava pesquisando aqui no site da Etude House, aquela linha Wonder Pore é boa? Você já usou alguma vez?

        Curtido por 1 pessoa

      • van disse:

        Só experimentei amostrinhas que já me enviaram, o tônico eu não curti muito (se não me engano ele tem álcool, não sou muito fã de produtos com álcool) mas a espuma de limpeza eu gostei bastante. Também tenho aqui a escovinha para limpar os poros (que gosto muito) mas uso com uma espuma de outra marca no momento. Mas, na verdade, tenho uma relação meio que de amor e ódio com a Etude, já comentei aqui em alguns posts. Amo as maquiagens da marca mas os produtos de cuidados com a pele não funcionaram para mim (não só desta linha Wonder Pore, mas de outras). Mas a culpa não é deles, a Etude é uma marca voltada para peles bem jovens com poucos “concerns”, e eu tenho 36 anos e preciso investir em itens que me ajudem na renovação celular, estímulo da fabricação de colágeno, etc. Dependendo de sua idade e da condição da sua pele os itens podem funcionar bem. []’s

        Curtir

  10. Maria Fernanda Vicente disse:

    Oii! Estou amando o blog,sou apaixonada pela rotina de cuidados das coreanas,queria saber com que idade elas começam a aplicar os produtos…Tenho 12 anos e gostaria de saber o que posso usar e o que não preciso ainda,agradeço desde já ♡ Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Olá!! Sua pergunta é ótima, vamos lá: li no livrinho da Charlotte Cho que me inspirou os posts que, na Coreia do Sul, as crianças aprendem na escolinha (na idade equivalente à nossa pré-escola aqui do Brasil) a aplicarem sozinhas o protetor solar e aprendem sobre os danos causados à pele pela exposição ao sol. Acho que a lição mais importante que aprendi no livro é essa, apesar do ocidente valorizar e achar linda a pele dourada, bronzeada, não existe exposição solar sem dano. Então acho que a principal dica que posso te passar é: sempre proteja sua pele do sol, seja com protetor solar, com uma manguinha longa e/ou com chapéu, mesmo quando estiver nublado e mesmo quando não for sair mas for ficar próxima a janelas. Outra coisa é que existem uns spas familiares lá em que as meninas vão com suas mães e avós e lá fazem, desde pequenas, esfoliação facial e corporal e hidratação depois. Então, o segundo ponto importante, é manter a pele limpa e hidratada: como sua pele é bem jovem, você pode se manter apenas na limpeza, com uma espuma suave 2x vezes ao dia (de manhã e antes de dormir), e um hidratante logo após (e, de manhã e durante o dia, o protetor solar por cima do hidratante), você não comenta sobre seu tipo de pele e se tem ou não tendência à acne, então escolha estes 3 produtos (espuma de limpeza, hidratante e protetor solar) com base em seu tipo de pele. Uma máscara de hidratação para usar de vez em quando também não faz mal a ninguém =)
      Mas nada de neura, ok? Cuide de sua pele com carinho, limpe e hidrate, e sempre se proteja do sol.
      Beijinhos,

      Curtir

  11. Andressa disse:

    Estou apaixonada pelo seu blog *-* um conteúdo maravilhoso e muito inspirador, vou começar a seguir a rotina de cuidados coreana, pois sempre achei muitoo linda a pele delas, e o seu blog foi o mais perfeito que encontrei, com dicas maravilhosas sobre produtos, onde comprar, a melhor forma de usar, realmente estou encantada. Tenho 22 anos e minha mãe sempre fala que não tenho que me preocupar com a minha pele ainda, que está tudo certo (embora eu sofra muito com espinhas :/ ) mas assim como li aqui, temos que começar com a prevenção e não correr atrás do prejuízo depois que os problemas já apareceram neh rsrs
    Parabéns pelo excelente trabalho, seu blogue é perfeito e já ganhou uma frequentadora assídua.
    Beijos ;*

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Ahhh, que fofa! Adorei seu comentário! Fico muito feliz em saber que gostou do meu bloguinho, eu não escrevo com tanta frequência mas tudo que coloco aqui pesquiso e escrevo com muito carinho. Sua mamãe tem razão em dizer pra você não se preocupar, sua pele é bem jovem, mas é preciso se cuidar, sim, só que sem neura, ok? Mantenha sua pele sempre hidratada e sempre, sempre use protetor solar, mesmo quando estiver nublado, mesmo quando não for sair mas estiver sob lâmpadas fluorescentes em ambientes internos ou perto de janelas, são as duas coisas mais importantes. ^^ Com relação às espinhas, já conversou com algum dermatologista a respeito? É sempre bom o olhar de um especialista na acne, embora algumas coisinhas possam ajudar: espuma de limpeza à base de ácido salicílico é uma boa ideia (se você não for alérgica ao ácido, claro), hidratantes levezinhos como um gel de aloe vera também é uma boa opção. Evite produtos com álcool na composição e evite cosméticos e maquiagem que tiverem óleo mineral na composição porque ele entope os poros =S mas óleo vegetal, de pouquinho, é bem-vindo de vez em quando (seja puro, aqueles de toque seco próprio para o rosto, como o da Nuxe, uma gotinha apenas nas bochechas, ou seja como ingrediente em algum hidratante). Mas sem neura, siga apenas os cuidados básicos (limpeza e hidratação) e a proteção solar. ☀️
      Beijinhos, obrigada pelo comentário.

      Curtir

    • van disse:

      Oi, Thamires! Então, o que conheço foi apenas o que li no livro da Charlotte Cho e nele, em um capítulo, ela comenta sobre os spas familiares que existem na Coreia e que as pessoas vão lá para fazer esfoliação corporal e hidratação, acho que é o cuidado principal que seguem. E muita proteção solar, seja com roupas, chapéu e o protetor em si nas partes expostas do corpo. Beijinhos

      Curtir

  12. Luana disse:

    Eu to amando seu blog hahah está me ajudando horrores, me apaixonei pelo kpop e consequentemente, pela pele deles. Hoje mesmo já fui na liberdade (sou de sp) investir e testar alguns produtos.

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Oi, Luana!
      Ahhhh, adorei sua mensagem! Fico feliz que tenha gostado do blog, tudo que posto aqui é pesquisado e escrito com muito carinho. <3 Conheço pouco kpop, apenas algumas bandas mas as que conheço amo tbém! E que peles eles têm, né? Depois me conta o que está achando dos produtos. Obrigada pela visita e comentário, beijinhos! <3

      Curtir

  13. Lilian Gondim disse:

    Uau!! Estou simplesmente apaixonada pelo seu blog! Sabe aquela vontade de correr na loja e testar TODOS os produtos… hahahahaha
    Parabéns pelo blog! Leitura gostosa, fotos lindas e o melhor, nada daquele monte de propaganda pulando na nossa tela durante a leitura.
    Virei super fã!

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Olá, Lilian!
      Nossa, que delícia de comentário! =D Que bom que gostou! Eu aaaaaamo falar sobre cosméticos e comecei o blog por causa disso, e é muito gratificante quando as pessoas leem os artigos e gostam porque minha ideia é tentar contribuir, compartilhar coisas que são úteis pra mim e que acredito que podem ser úteis pra outras pessoas também.
      Fiquei muito, muito feliz com o seu comentário porque eu amo escrever, eu amo falar sobre cosméticos e tudo que eu coloco aqui no meu bloguinho é escrito de coração, mesmo. Não é minha profissão (por isso não tem o monte de propaganda pulando, haha – também não gosto de ver isso por aí. Se bem que como uso o WordPress sei que ele coloca uns ads, às vezes, no final dos meus posts, e isso não tem como eu tirar :( ) e que legal que você curtiu minhas fotinhos, amo fotografia mas comecei a estudar há muito pouco tempo, ainda estou aprendendo, não sou nem amadora ainda, mas amo fazer estas fotinhos e faço com muito amor também. <3
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário! =) Beijinhos, Van

      Curtido por 1 pessoa

  14. Jamile disse:

    Assisto a muitas séries coreanas, e a pele deles é impecável, em quase 90% dos casos :) Sem duvida irei acompanhar seus posts sobre o tema, afinal quem não quer uma pele linda e saudável

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Oi, Jamile! Pois é, a pele deles é perfeita! *__* Muita gente pensa que é questão só de genética ou só de alimentação, quando na verdade eles têm uma rotina super pesada de cuidados (como mencionei em algum post, é um modo de vida mesmo, as crianças aprendem a usar protetor solar na pré-escola, por exemplo), muita disciplina e uma indústria cosmética super moderna a seu favor. A própria Charlotte Cho (do livro que me inspirou a série de posts) é americana filha de coreanos e conta, no livro, como a genética NÃO RESOLVEU pra ela, enquanto ela não conhecia o “modo de vida” coreano, antes de morar lá uns anos. Seja muito bem-vinda ao blog, obrigada pela visita! Bjs

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s