5 passos para diminuir a aparência dos poros

Oi, oi, pessoal! Algumas pessoas já me perguntaram se existe algum produto de tratamento para a pele ou algum truque de maquiagem que seja, de fato, efetivo na diminuição dos poros e este post, a princípio, é até triste porque a resposta é: não! Mas, calma, nem tudo está perdido. =)

Blog Valeu a Compra - Como diminuir a aparência dos poros

Probleminha chato que aflige principalmente quem tem pele oleosa, a aparência dilatada dos poros pode ser melhorada mas é fundamental que fique claro o seguinte: o tamanho dos poros é definido pela genética e não existe nada, absolutamente nada, que mude isso. Mas é possível adotar uma série de hábitos – e alguns truques – que diminuem a aparência do tamanho dos poros no rosto – e não os poros em si. Já ajuda, certo?

Como Japão e Coreia do Sul têm uma neura ENORME relacionada a poros aparentes (e, consequentemente, 1 milhão de produtos diferentes para lidar com isso) e como sou uma verdadeira fã e shopaholic dos cosméticos coreanos, são eles que vou usar como exemplo neste post. Mas, entendido o conceito, você pode substituir estes produtos por itens mais facilmente encontrados aqui no Brasil, caso queira. Vamos lá?

1. Mantenha a pele sempre muito limpa

São grandes as chances de sua rotina de limpeza não estar sendo suficiente para manter sua pele realmente limpa.

Se você utiliza uma espuma de limpeza própria para o rosto até duas vezes ao dia, saiba que existem impurezas – como o resíduo do protetor solar ou mesmo a poluição – que não saem com este tipo de produto. E, não! – não adianta passar a lavar o rosto mais vezes ao dia. Isto, aliás, piora o caso, já que remove a hidratação natural da pele.

Quando escrevi sobre a rotina coreana de cuidados com a pele, expliquei que coreanos e japoneses limpam a pele em duas etapas: utilizam, primeiro, um balm à base de óleo que dissolve o protetor solar (e a maquiagem, e poluição, e etc…) e sai facilmente com água morna. Pode ser utilizado, inclusive, em pele oleosa. A segunda etapa da limpeza utiliza uma espuma convencional à base de água que finaliza o processo tirando, inclusive, algum resíduo do balm anterior. Meus balms de limpeza favoritos: Clean It Zero da Banila Co. e o Naked Cleansing Oil Cream da VDL.

Blog Valeu a Compra - Como diminuir a aparência dos poros

Teoricamente, você pode utilizar qualquer óleo vegetal nesta etapa. Óleo de coco, azeite de oliva, óleo de amêndoas, todos eles vão dissolver até o protetor solar mais difícil de tirar. O problema vem depois: você vai sofrer para tirar o óleo do rosto. Os produtos específicos para isto, como os balms coreanos, se desfazem em contato com a água morna e saem quase que sozinhos e em sua totalidade só de entrar em contato com a água (eles são aplicados no rosto seco), mas este formato ainda é raro por aqui. Uma boa opção é utilizar um demaquilante em óleo. Já testei o Óleo Demaquilante Karité, da L’Occitane, e ele é perfeito!

Para mais detalhes sobre a limpeza dupla, veja este post.

2. Utilize acessórios que ajudem na limpeza profunda

Vamos à parte nojenta: os poros são buraquinhos onde é muito fácil entrar sujeirinhas e de onde é muito difícil tirá-las.

Há anos, os coreanos utilizam pinceis próprios para fazer a segunda etapa da limpeza, que utiliza uma espuma à base de água, em vez de espalhar e massagear a espuma com as próprias mãos. Estes pinceis são capazes de expulsar as impurezas dos poros até nos cantinhos mais difíceis, já que há pinceis menores próprios para os cantinhos do nariz, por exemplo. Sabe a famosa Clarisonic (e versões parecidas, como a da Mary Kay)? É praticamente o pincel coreano mas com um motorzinho, já que no ocidente as pessoas são mais preguiçosas.

Blog Valeu a Compra - Como diminuir a aparência dos poros

3. Fuja de produtos com álcool!

O tônico adstringente, muito comum no ocidente, é um produto com álcool cujo objetivo – diz o rótulo – é limpar e remover o excesso de oleosidade da pele. O álcool, no entanto, oferece uma falsa sensação de alívio perigosa: ele destrói a barreira natural protetora da pele causando ressecamento e levando à piora da inflamação, acne e oleosidade.

Existem alguns ingredientes específicos que são bastante eficientes para controlar a acne e a oleosidade, como o ácido salicílico, o peróxido de benzoíla, a vitamina A, a melaleuca, cada um com suas vantagens. Se você sente que seu caso de oleosidade está fora de controle, o melhor a fazer é procurar um dermatologista que vai avaliar sua pele e indicar o melhor ingrediente.

Adote produtos suaves à sua pele. E tenha em mente que um sabonete, por mais suave que seja, é alcalino devido a seu próprio processo de fabricação (e o PH do rosto é levemente ácido). Portanto, lavar o rosto, mesmo com um produto suave, tende a pele ao ressecamento. Existe uma forma de controlar isto? Sim, com os tônicos. Não os adstringentes, que mencionei antes, mas os tônicos de verdade, que são praticamente uma água transparente cujo PH ajuda a restaurar o equilíbrio da pele após a limpeza. Para saber mais sobre estes tônicos, veja este post. No Brasil, o Boticário tem um tônico assim em sua linha Active, a Anna Pegova tem o Tonique Doux e a L’Occitane tem o tônico Karité (da mesma linha do demaquilante em óleo que mencionei anteriormente). Todos os 3 sem álcool.

Blog Valeu a Compra - Rotina coreana de cuidados com a pele

4. Dê uma mãozinha à renovação celular

Esfoliar o rosto uma ou duas vezes na semana faz parte do processo de limpeza e ajuda a preparar melhor a pele para os produtos que são aplicados depois. Dê uma atenção especial à zona T: testa, nariz e queixo, onde a oleosidade costuma estar concentrada e a aparência dos poros, maior. Na Coreia, existe uma série de produtos específicos para esta região e os mais comuns são máscaras (em creme) ou fitinhas adesivas que devem ser aplicadas por um tempo (20 ou 30 minutos) e que removem células mortas, cravinhos, etc. Mas um bom esfoliante facial já resolve esta parte.

Blog Valeu a Compra - Como diminuir a aparência dos poros

TonyMoly Egg Pore Set: contém balm de limpeza que remove cravos, células mortas e outras impurezas; cooling pack que resfria a pele e contrai os poros; e primer que “alisa” a pele e equilibra a oleosidade.

Blog Valeu a Compra - Como diminuir a aparência dos poros

Para quem tem muitos cravinhos, uma boa opção são as fitinhas adesivas de uso unitário. Elas devem ser levemente umedecidas antes de aplicadas e após 15 ou 20 minutos, quando já estão secas, são removidas e levam consigo todas as impurezas da pele. Sim, é nojento. E, sim, o resultado na pele é muito bom! Muitas marcas têm suas versões destas fitinhas, basta procurar nos sites coreanos (veja no final deste post) por nose strip ou nose patch. Para quem já conhece e gosta da marca japonesa Bioré, ela também tem estes removedores.

Outro produto que acelera a renovação celular são as essências com ingredientes fermentados. É uma categoria de produto que ainda não existe no ocidente mas que é considerada como o grande responsável da radiante pele coreana. Para saber mais, veja este post.

5. Finalize com a maquiagem correta

Existe um truque que é utilizado no carnaval todo ano há décadas: as passistas cobrem bumbum e coxas com uma misturinha de óleo e glitter para disfarçar imperfeições e celulite. O que isso tem a ver com os poros e com a maquiagem do rosto? Simples: quanto mais fosca, mais matte, uma maquiagem for, mais visíveis ficam as imperfeições – incluindo a aparência dos poros.

É muito difícil tocar neste assunto porque as brasileiras AMAM base matte, batom fosco e pó compacto. Mas se você tem poros dilatados, este arsenal NÃO É seu amigo, é hora de repensar sua maquiagem, sério mesmo.

Se você mantiver a oleosidade sob controle (adotando os hábitos que explorei nos outros tópicos) e mantiver sua pele equilibrada e hidratada, pode conseguir uma bela maquiagem natural, para o dia a dia, com proteção solar e hidratante, utilizando apenas um blur (coreano, de preferência, como o Beauty Shot Face Blur da Etude House) e uma cushion (também coreana, que é hidratante e tem FPS sempre bem alto). E só. A textura de uma pele bem cuidada muda e passa a exigir menos maquiagem.

Blog Valeu a Compra - Produtos coreanos | BB cream, blur, cushion

Boa alternativa à cushion é o BB cream M Perfect Cover da Missha, que já tem no Brasil.

Se você não quiser comprar (e esperar chegar) os cosméticos coreanos, adote um primer que não seja muito sequinho (como o Flower Perfection da Bourjois ou – se estiver disposta a gastar um pouco mais – o Météorites Perles da Guerlain, que dá uma iluminada DI-VI-NA no rosto) e uma base iluminadora em vez da matte. E não finalize com pó compacto! Se estiver insegura com a oleosidade, experimente um pó solto, o mais fino que encontrar, apenas na zona T. Dentre os cosméticos coreanos, há o que chamam de pore powder ou pore pact, que são pós extremamente, absurdamente finos, alguns compactos com aquele acabamento que parece creme (que você passa o pincel mas não vê os pozinhos, como o Pro Bronze Fusion da Make Up For Ever que mostrei neste post) e estes pós não servem para finalizar uma maquiagem ou deixá-la fosca, mas são aplicados somente em áreas críticas no rosto para reabsorver oleosidade e suor durante o verão (que é bem intenso em Seul).

Quer saber onde comprar cosméticos coreanos? Clique aqui.

Beijinhos!
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

10 comentários sobre “5 passos para diminuir a aparência dos poros

  1. Fernanda Milério disse:

    olá! tenho apenas 15 anos e queria mtttt começar a “rotina de cuidados com a pele coreana” , mas nn sei se realmente tenha necessidade, pois nn sofro com mt cm espinhas, minha pele é bem branca e oleosa, tenho mts olheiras e cravinhos e algumas machinhas, oq vc acha que devo fazer????

    Curtir

  2. lougarcez disse:

    Parabéns pelo post! Amei! Vou ver se consigo seguir todos esses passos. Tenho a impressão de que a maquiagem (base) não fica tão bonita qdo os poros são muito dilatados. Realmente as brasileiras têm fixação por tudo mate! Até gosto de base mate, mas hidrato bem a pele antes de usar, pois acho feio o aspecto completamente fosco. Isso vale para batons também. Acho horroroso o aspecto dos lábios com esses batons líquidos que fazem tanto sucesso! Bjs e boa semana para ti!

    Curtido por 2 pessoas

    • van disse:

      Oiê!
      É, também não gosto não de rosto todo fosco. Hidratar bem a pele antes da make é super importante, faz bastante diferença, né?
      Vc já experimentou um primer antes da base? Meus poros são bem dilatados mas não faço make completa pro dia a dia, só BB cream (e olhe lá! Quando não tô com preguiça, rs – base então, vixe, quase nunca uso) mas não vivo sem primer, ele ajuda bastante, além dos outros cuidadinhos, é claro!
      Obrigada pela visita!
      Beijinhos =**

      Curtido por 1 pessoa

      • lougarcez disse:

        Oi, Vana! Até hoje não encontrei um primer q não fizesse a base acumular nos poros! Aí acabo não usando, pois gosto de bases invisíveis. Tb não uso base no dia a dia. Vou ver se me adapto a um desses ” blurs” da vida! Rs… Bjs e obrigada!

        Curtido por 2 pessoas

    • van disse:

      Oi, Gy! Obrigada pelo comentário! <3
      Tô doida pra testar estes pinceis…
      O Egg Pore, comprei um kit que vem com o balm de limpeza e o cooling pack, são suuuuuper fofos mesmo, mas meu kit não tem justo o dourado, haha! Ainda nem abri, mas vou fazer um review só deles. =)
      Cosmética coreana sempre com as embalagens mais fofas do mundo, né?
      Beijinhos flor! =**

      Curtido por 3 pessoas

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s