Dica de produtos para pele oleosa

Já escrevi um post sobre poros dilatados e como este é um problema que ocorre principalmente em peles oleosas recomendo a leitura, primeiro, daquele texto – se você ainda não o viu – antes de prosseguir aqui. Confira:

Agora sim, vamos lá. Precisei fazer um ajuste na minha rotina de cuidados com a pele porque, recentemente, descobri um problema na tireóide e, após o início do tratamento com hormônios minha pele, que sempre foi mista mas estava super ressecada nos últimos anos, voltou a ficar extremamente oleosa. Alguém já passou por isso no hipotireoidismo?

Embora eu deva ser a única pessoa do mundo que fica feliz com a pele oleosa (ainda mais depois de passar por um tempo com ela muito seca, descamando até… ah, e peles oleosas envelhecem menos), a situação começou a ficar meio fora de controle então decidi adotar alguns produtos específicos para lidar com isso.

Blog Valeu a Compra - Cuidados com a pele oleosa

Nada de brilho!

Para quem não é familiar com a rotina coreana de cuidados com a pele (é ela que eu sigo) e/ou está chegando agora no blog, vale ver primeiro:

Os ajustes que eu fiz foram os seguintes: primeiro, troquei a espuma de limpeza. Eu estava usando a Fresh Green Tea da Nature Republic que é uma espuma hidratante enriquecida com vitaminas A e C e que funciona bem em todos os tipos de pele, desde que esta pele não esteja com algum concern específico. Passei a usar a Salicylic Acid Exfoliating Cleanser da Cosrx, voltada para peles muito oleosas e acnéicas. Esta espuma ajuda no processo de remoção das células mortas, equilibra o excesso de oleosidade, combate e previne cravos e acalma a pele se ela estiver inflamada e vermelhinha. A espuma não tem fragrância (adicionada), o que é bom porque fragrância é uma caixinha de surpresas pronta para irritar peles sensíveis, mas o ponto ruim é justamente o cheiro dos ingredientes que compõem o produto, forte e nada agradável. Mas como a espuma tem sido muito, muito, muito boa, a gente aguenta.

Blog Valeu a Compra - Cuidados com a pele oleosa

Outro ajuste é que passei a evitar, na zona T, o tônico e a essência da linha Time Revolution da Missha. Os produtos à base de fermentados de galactomyces e saccharomyces devem ser usados com cautela ou em pouquíssima quantidade nas áreas com tendência à acne. Por enquanto, suspendi mesmo. Agora, uso, apenas na zona T, o BHA Summer Pore Minish Serum também da Cosrx. Assim como a espuma, este sérum, que é um complemento à limpeza, também tem ácido salicílico que promove a renovação celular e é anti-inflamatório.

E, para finalizar, passei a andar, sempre, com um pó compacto. Sempre amei pele brilhante e sempre evitei maquiagem em pó mas é que a situação estava crítica. Escolhi um pó específico para absorver oleosidade: o Oil Cut Powder Pact da e-Glips.

Blog Valeu a Compra - Cuidados com a pele oleosa

Blog Valeu a Compra - Cuidados com a pele oleosa

É um pó translúcido pêssego, sem fragrância, extremamente fino, que disfarça poros e zera o aspecto oleoso da pele sem pesar na make e sem “craquelar”. Ah, ponto para a esponja! Uma das melhores que já vi em produto compacto. Ela não é densa, pelo contrário, é extremamente fofinha e leve, coleta pouquíssimo produto, o que permite aplicar apenas o mínimo necessário de pó na zona T (dobre a esponjinha para alcançar os cantinhos do nariz). E digo o mínimo porque a função deste pó é absorver a oleosidade e não finalizar a maquiagem, nada de encher o rosto. ;)

Quer saber onde comprar cosméticos coreanos? Veja aqui!

Beijinhos,
Van

Este post não é um publieditorial.

Anúncios

15 comentários sobre “Dica de produtos para pele oleosa

  1. Paula disse:

    Oi Van, sei que isso não tem nada a ver com o post mas olhe sobre a Solução de Lugol para problemas com a tireoide. Procure no youtube “Dr. Lair Ribeiro lugol” e assista os vídeos. Lute contra a origem do problema e não os sintomas.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. FABIANA MUNIZ disse:

    Oi van boa noite estou engatinhando ainda no mundo asiatico dos cosmeticos.
    Vc poderia me indicar um serum da corsx .
    Obrigada

    Curtir

    • van disse:

      Oi, Fabi
      Desculpe não ter respondido antes, andei tendo uns problemas pessoais e o blog ficou meio largadinho neste tempo…
      Eu não gosto muito de “indicar” produtos porque eu não sou dermatologista nem esteticista, então o que eu faço aqui é compartilhar dicas que funcionaram na minha pele (que é bem problemática), e a escolha dos itens depende do nosso tipo de pele e de que problemas e/ou objetivos queremos alcançar. Pra quem está começando agora, recomendo a leitura desses 2 artigos:
      1. https://valeuacompra.wordpress.com/2016/04/24/uma-introducao-aos-cosmeticos-coreanos-top-10-produtos-que-indico/
      2. https://valeuacompra.wordpress.com/2015/12/16/os-10-passos-da-rotina-coreana-de-cuidados-com-a-pele/
      E este segundo, na verdade, vai levar para vários outros textos que detalham esta questão dos produtos, tipo de pele, a rotina, etc.
      Dê uma olhada nos artigos e se quiser, depois, comente comigo qual é seu tipo de pele e o que você gostaria de melhorar e aí posso comentar alguns produtos, mas a rotina é um aprendizado, ok? No dia a dia, analisando sua pele é que você vai perceber se um produto está indo bem ou não, e aí às vezes é necessário fazer ajustes, então eu sempre recomendo às meninas que estão começando agora com esta rotina para sempre que possível comprar os produtos em miniaturas ou amostras para testar antes.
      Beijinhos,

      Curtir

  3. Lilian Gondim disse:

    Olá Van, comprei a essência da TonyMoly (Intense Care Galactomyces First Essence) e estava usando no rosto todo. Percebi algumas espinhas insistentes… Deve ser porque aplico o produto no rosto todo, né!? Obrigada pela dica, vou prestar mais atenção. Bjkas

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Oi, Lili! O que eu já vi de recomendação sobre os fermentados (galactomyces e saccharomyces) tanto em blogs quanto em livros é que se houver uma região da pele com mais tendência à oleosidade é bom evitar o fermentado (ou diminuir) nesta região. Sua pele é oleosa/mista? A minha é mista, mas por causa da psoríase as regiões ressecadas (tipo as têmporas) são MUITO ressecadas, descamam, é um horror, e a zona T é muito oleosa, sobretudo depois que comecei a fazer reposição hormonal para a tireoide, tá tipo pingando óleo, um nojinho. Eu não cheguei a ter problemas com os fermentados, mas já vi relatos de meninas que tiveram algumas coisinhas (bolinhas ou espinhas) principalmente no queixo. Eu resolvi deixar os fermentados apenas para as áreas ressecadas do meu rosto (porque eles fizeram meio que um milagre ali, nem descama mais) e na zona T não uso mais, tô usando um sérum com ácido salicílico da Cosrx (este aí do post) e um hidratante sequinho da L’Oréal, o Pure Zone (o número 3 da linha) que também tem ácido salicílico. Melhorou a questão da oleosidade mas percebo que a pele sente falta dos ben(mal)ditos fermentados, até algumas manchinhas estão mais aparentes. A rotina tá complexa, porque precisei alterar pra usar alguns produtos numa parte do rosto e outros em outras mas a Charlotte conta no livrinho que estes testes, esse lance de tentativa e erro, acaba fazendo parte do aprendizado e faz a gente ir decifrando melhor a nossa pele. Tenta diminuir um pouquinho o uso dos fermentados, se você usava na rotina da manhã e da noite, reserva apenas para a noite, diminua a quantidade, duas gotinhas em cada lado apenas, reserve para as áreas mais ressecadas do rosto, e vá prestando atenção, dia a dia, como sua pele reage. E, no meu caso, depois que tirei os fermentados da zona T precisei passar a esfoliar mais a região =( é que eles agem como um empurrãozinho à renovação da pele que fica nítido justamente quando a gente para de usar… Tenta fazer estes testes/adaptações e vá me contando. Beijinhos <3

      Curtir

  4. Nath disse:

    Ameeeei esse post! Minha pele é oleosa, mas se eu usar direitinho a minha rotinha de produtos fica bem controlável. O problema maior é que, msm após dar adeus à adolescência, to cheia de marquinhas de espinhas! To procurando um produto coreano específico pra isso, mas ainda n me decidi! Vc tem alguma sugestão, Van?
    Amo seu blog!!! Não pare nunca :)
    Bjsss

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Oi, Nath! Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post! =)
      Sobre as marquinhas, eu acho que uma boa abordagem seria estimular a renovação celular e, junto com isso, tratar pontualmente as manchas. Para a renovação celular vc pode adotar os esfoliantes químicos como estes produtos da Cosrx que mostrei, tô gostando muito da marca porque ela tem produtos para probleminhas bem específicos e os preços são bons, têm outros itens – para outras etapas da rotina – que também são à base de ácido salicílico (nas embalagens aparece como “BHA”, às vezes como “salicylic acid” mesmo, não sei qual o critério para os nomes). Para tratar pontualmente manchas, acho que vitamina C é a melhor opção. A SkinCeuticals tem uma que é fantástica (e queridinha dos dermatologistas) mas é bem cara. Conheço pessoas que estavam tratando com ela e substituíram pela vitamina da coreana Klairs e acharam parecida, continuaram com os resultados e o preço é beeeeem menor, é esta: http://www.testerkorea.com/Product/klairs-freshily-juiced-vitamin-drop-35ml
      Ah, hidratação é suuuuuper importante (ela, sozinha, já faz muita coisa). Se vc começar a usar o ácido salicílico reforce a hidratação (a pele vai se renovar, que ela já venha bem hidratada!). Acho legal usar alguma coisa com vitamina E para a noite (não é coreano, mas a The Body Shop tem um creme facial de vitamina E que é uma diliça!) e, para não pesar, vc pode experimentar um gel de aloe vera para o dia (é levezinho, oil-free e muito umectante).
      Beijinhos!

      Curtir

      • Nath disse:

        Só vi a sua resposta hoje! E nossa!!! Você é dmssss! Muito obrigada por especificar esses produtos; amei a dica da vitamina c, nunca tinha ouvido falar do seu uso pra tratamento dessas benditas marquinhas :0 O esfoliante químico vou comprar talvez esse que você indicou da corsx! E achei bem legal a vitamina E, mas procurei no site da body shop e achei esse: http://www.thebodyshop.com.br/produto/creme-hidratante-facial-noturno-vitamina-e-118 É o certo? :)
        A aloe vera já uso há algum tempinho como hidratante! Uso um da nature republic, conhece? O cheiro é a coisa mais incrível desse mundo e realmente não pesa nada.
        Meu único problema é que no momento estou sem cartão internacional e to procurando alguma loja q use pagseguro, mas tá dificil!
        Mt obrigada, Van!

        Curtido por 1 pessoa

      • van disse:

        Oi, Nath! A aloe não só conheço a da Nature Republic como tenho aqui! =) É a de 92%? Cheiro é maravilhoso mesmo, cheirinho de mato fresco eu acho haha! Então, faz anos que eu usava esta aloe da Nature no rosto e no corpo, mas algumas semanas atrás chegou uma outra que comprei para experimentar que é 99% aloe da Holika Holika. Comprei a miniatura, de 50ml, só para conhecer mesmo mas acho que vou comprar a grande porque ela é uma delícia! Pouca diferença com a da Nature mas o fato de ser 99% me fez querer mais ela. É esta aqui: http://testerkorea.com/Product/holikaholika-aloe-99-soothing-gel-55ml-mini (e esta embalagem, nossa que coisa fofa, rs). Ai, que peninha que vc tá sem cartão internacional, já fiquei sem também e é bem ruim… Infelizmente, não conheço lojas por aqui que vendem (até conheço uma loja física aqui em SP mas ela é bem cara, minha nossa, nem indico). A Visa, tempo atrás, tava com uns cartões pré-pago, vc ia lá, comprava com um valor definido e quando acabava decidia se queria recarregar ou não. Já usei mas faz tempinho, não sei se eles estão com isso ainda, talvez valeria à pena você dar uma olhadinha.
        O creme da The Body Shop que comentei é este: http://www.thebodyshop.com.br/produto/aqua-boost-sorbet-vitamina-e-117 e a textura dele é uma coisa maravilhosa! Este que vc me mandou eu não conheço, mas a The Body a gente pode se jogar sem medo em qualquer produto porque a marca é perfeita!
        Beijinhos!

        Curtir

  5. lougarcez disse:

    Adorei o post! Até uns 3 anos atrás eu detestava ter a pele oleosa, mas agora eu acho ótimo! No momento ela está normal, devido à mudança de clima. Para quem não segue a rotina de cuidados coreana e pode pagar um pouco mais, o trio sabonete/tônico/hidratante da linha Pure-Fect Skin, da Biotherm funciona muito bem! Me tire uma dúvida, Van…Que protetor solar vc está usando nesse período? Agradeço desde já e desejo q a coias se normalizem para vc! Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Oi, Loooou! Também acho ótimo pele oleosa! =) A gente pode apanhar falando isso, vc sabe, né? hahaha
      Então, desde que o rosto começou a pingar óleo tô usando o All Around Safe Block Aqua Sun Gel da Missha. Ele é bizarro, porque é um gel super leve que some, desaparece, não deixa vestígios, é um negócio muito doido! É que super confio na cosmética coreana e na Missha porque se fosse outra marca eu ia começar a duvidar da eficácia. Mas parece que tem funcionado bem. Eu ando na fase da preguiça master, então minha maquiagem é total de lazy-girl, não testei ele com base ou BB cream porque não tenho usado, eu passo só primer por cima dele (que também tem um teco de FPS) e é como se passasse o primer na pele sem nada. Para quem não gosta de interferência de protetor na maquiagem ele deve ser a perfeição. Mas tô querendo comprar, também, um protetor que eu usava quando era mais nova (e quando a pele era muito mais oleosa e eu ligava um pouco mais) que tem uma textura sequinha mas não é um sequinho = matte, eu não sei explicar, é o Ansolar em gel da Stiefel, ele tem a textura igual ao Bioré tradicional e me lembra o primer Flower Perfection da Bourjois. Se eu comprá-lo vai ser pra usar só ele mesmo, até sem primer. Preguiça. :)
      Beijos gatona! Obrigada pela visita e comentário.

      Curtido por 1 pessoa

      • lougarcez disse:

        Rs… É verdade, Van! Não entendo essa fixação das brasileiras por pele e batons mate. Na minha opinião, tem de usar um ou outro, senão o resultado não fica natural! Enfim… Adorei a proposta desse protetor da Missha! O Ansolar q vc fala é o gel-creme? Esse eu conheço! Achava q ele deixava a pele com a textura bonita e mais uniforme. Não precisa agradecer nada! Adoro o seu blog! Bjs, minha linda! :)

        Curtido por 1 pessoa

      • van disse:

        Pois é, Lou, não passa e não acaba essa moda do mate, né? Algumas marcas europeias já “deixaram disso”, rs. Guerlain é uma que só faz coisa pra iluminar a pele, nem sei se ela já teve produto matificante no portfolio… mas por aqui isso ainda vai longe.
        O Ansolar é esse mesmo, o gel-creme, eu adorava a textura dele. Acho que vou comprar de novo. =)
        Beijos mil!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s