Polêmica: o escândalo sanitário envolvendo as máscaras coreanas

Antes de mais nada, este é um assunto que explodiu na última semana de agosto e até agora há muito pouco papo ~oficial~ sobre o ocorrido e há alguns links que levam para textos em coreano. Eu não sei coreano e vou me limitar a compartilhar o que apareceu em inglês em sites e blogs (e se alguém aí sabe coreano e quiser me ajudar/se manifestar sobre os textos fique à vontade, toda ajuda é bem-vinda). Como é um assunto polêmico que ainda está tomando mais corpo também vou me limitar a contar a história e não vou citar nenhuma marca, embora em algumas fotos as marcas acabam aparecendo. Os links estão todos no final deste post. E vamos à história.

Blog Valeu a Compra - Máscara de hidratação

Recentemente, um usuário se identificando como uma mulher que vive em Seul postou no Reddit um texto em inglês contando que as máscaras coreanas para hidratação – aquelas em poliéster ou tecido – são dobradas manualmente por pessoas, muitas vezes sem luvas, em locais impróprios – como em suas casas – e sem as condições necessárias de higiene. Ela não sabe a dimensão do problema e quais marcas estão envolvidas nisso (embora algumas marcas aparecem nas fotos) mas quis fazer um alerta em inglês para o escândalo que surgiu em alguns sites coreanos já que k-beauty tornou-se tendência mundial. Ela conta, ainda, que apenas uma marca entrou em contato dizendo que as máscaras são esterilizadas, preenchidas com a essência e submetidas a checagens para micróbios mas confirmou que algumas máscaras já foram dobradas manualmente e culpou uma empresa terceirizada pelo problema. A marca disse ainda que importou do Japão máquinas que dobram máscaras e que desde abril o processo é todo automatizado. Demais marcas não se pronunciaram.

A polêmica foi publicada no blog de cultura pop coreana Omona They Didn’t! e no Racked e desde então mais empresas se manifestaram, algumas dizendo justamente que o processo é automatizado mas que em alguns casos o processo que envolve dobrar as máscaras são repassados para subsidiárias.

Links:

E agora, o que fazer? Vocês têm máscaras coreanas aí? Já faz um tempo que substituí as máscaras de uso único pelos sleeping packs mas ainda tenho algumas aqui que ganhei de amostra. Por enquanto, acho que o melhor a fazer é dar um tempo nelas (ou jogar no lixo de vez para não correr o risco de contaminar o rosto com ~alguma coisa~). Vou ficar de olho para ver o que mais se desenrola. E se alguém ficar sabendo de algo relacionado, fique à vontade para compartilhar.

UPDATE: o Aoki entrou em contato (texto dele na íntegra abaixo na seção de comentários) e acompanhou o caso em 2015 e aparentemente estas mídias estão fazendo um repeteco da polêmica da época e republicando as fotos mas o problema já teria sido resolvido (lá em 2015).

Mas sigo de olho. o_~

Deixe seu comentário. Beijinhos,
Van

Bom, nem preciso dizer que este post não é um publieditorial, certo? ;)

Anúncios

3 comentários sobre “Polêmica: o escândalo sanitário envolvendo as máscaras coreanas

  1. Aoki disse:

    Pior que assusta mesmo. A gente que usa na rotina quase todos os dias ficamos em choque na época kkkkkkk, até deixamos de usar por um tempo substituindo por compreensão com discos de algodão. (>_<)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Aoki disse:

    Oi Van, sou um grande admirador do seu blog que por meio desse resolvi montar um também para compartilhar conhecimentos e novidades.

    Sobre as mask, já foi solucionado em 2015 (eu estava acompanhando a notícia no Japão na época) e que nem o escândalo do rato na Coca-cola, todos os anos praticamente repetem com as mesmas imagens da época e claro, com alguns boatos a mais. Pode ficar tranquila em usar, foi só repeteco de notícia.

    Adoro muito seu trabalho. Grande abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Oi, Aoki, tudo bem?
      Menos mal que tenha sido uma mistura de fotos antigas com boato, porque, olha… dá pra ficar bem inseguro e assustado com as fotos. XD
      Adicionei um adendo no post baseado em seu comentário, tks! ;)
      E obrigada pelos elogios. ^^
      Bjs,

      Curtir

Deixe uma mensagem

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s