Uma pausa no blog

Desde que comecei este blog, há pouco mais de 1 ano, algumas pessoas vinham me procurando por email ou por comentários nos posts para conversarmos a respeito das coisinhas que eu postava aqui. Eu sempre retornava este contato – muitas vezes com longas respostas – porque adoro falar sobre o tema e porque apesar deste espaço ser um hobby para mim sempre o levei bastante a sério.

Quem estava acompanhando as publicações deve ter percebido que já faz um tempo que não posto nada novo e – peço desculpas – mesmo os contatos por email e comentários já não ando respondendo mais.

Comentei com algumas poucas pessoas que me procuraram pontualmente que estou passando por problemas pessoais. Como as visitas no blog cresceram um pouquinho e os e-mails e comentários continuam chegando achei melhor dar uma palavrinha rápida aqui.

Recentemente, aconteceu uma tragédia na minha família. Eu tinha uma irmã mais velha que já há muitos anos se tratava para depressão crônica. Ela estava afastada do trabalho, fazia acompanhamento médico, mas nos últimos tempos começou a piorar muito. Outros problemas de saúde surgiram (provavelmente porque a depressão deixou a saúde dela fragilizada como um todo), ela foi internada algumas vezes no último ano, e tamanho era o sofrimento dentro da mente dela que em outubro ela tirou a própria vida.

pausaAcho que nem preciso mencionar o quanto isso é traumático, o quanto a família está destruída e o quão difícil vem sendo pra todos nós seguir em frente. A certidão de óbito dela foi lavrada no dia do meu aniversário que obviamente não terá como ser comemorado mais pelo menos num bom número de próximos anos, virou o tipo de data que a gente quer esquecer…

A única mensagem que quero deixar é: cuidem-se de si mesmos e cuidem dos outros, das pessoas próximas, de seus familiares, de seus entes queridos. Esta doença traiçoeira é muitas vezes tabu em algumas famílias, ou às vezes vem cheia de desinformação, então pesquisem, se informem, aprendam a perceber os sinais e sintomas e reflitam como e quando procurar e/ou oferecer ajuda.

Sobre o blog (e as redes sociais relacionadas a ele), ficará aqui paradinho por um tempo. Ele tinha um efeito terapêutico para mim então, talvez, eu volte mas, de novo, obviamente, vai levar um tempo.

Desculpem-me pelo post pesado e pessoal, obrigada a todos que apoiaram o blog até agora, obrigada a todos que sabendo do ocorrido enviaram suas boas energias a mim e minha família, fiquem bem e em paz.

pausa

Até mais,
Van

25 comentários sobre “Uma pausa no blog

  1. Heloísa Dantas disse:

    Comecei a ler ser blog recentemente, e adorei suas postagens! Recebi essa notícia com um pesar muito grande, e, um pouco atrasada, desejo muita força e meus pêsames para toda a sua família, é muito difícil perder um ente querido e ainda mais dessa forma. Mas, enfim, espero que você se sinta confortável logo e volte a postar normalmente.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ana disse:

    Acabei de conhecer seu blog e estou amando….
    imagino o qto esta sendo dificil….mas o tempo ira amenizar a dor…e tente sempre lembrar dos bons momentos….bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Juliana disse:

    Ei Van! Não sei se você verá esse comentário, mas recentemente eu encontrei seus posts e estava me deliciando com a quantidade de informações… logo fui lembrando que eu “já te conhecia”, já tinha visitado antes e lido esse post sobre o que aconteceu na sua família. Não venho cobrar retorno, quem sou eu, quem somos nós… Apenas expressar gratidão pelo que compartilhou e ensinou aqui. Obrigada por ter deixado o blog no ar… Penso que se você se propusesse a escrever um livro equivalente ao daquela esteticista que você vive citando, o faria com louvor! Escreve muito bem e oferece amplo conhecimento desde a história dos cosméticos até como usa-los.
    Eu espero que pouco a pouco a vida se encarregue de dar-lhe dias melhores, mais leves, mais felizes, com o tempo devido para cada dor e para cada alegria. Nessa vida tem espaço pra tudo, e até o luto tem seu lugar. No fim, a soma dessas dores e alegrias é o que nos compõe e nos torna quem nós somos. Um grande abraço e mais uma vez: minha gratidão!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Celina Guadalupe de Macedo Ayres disse:

    Sinto muito e sei o que a falta de informação sobre a doença acarreta de sofrimento para a pessoa que está doente e seus familiares. A título de contribuição deixo a recomendação de um vídeo do Professor Pedro Calabrez no YouTube, bastante esclarecedor a respeito do assunto Depresão e Suicidio Pedro Calabrez NeuroVox 023. Fique com Deus.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Raphaela disse:

    Conheci teu blog agora Van não consigo imaginar a dor que você está passando mas oro pra que você melhore! Estou adorando muito e espero que voltes pra cá e que seja novamente terapêutico pra você, um beijo! Que Deus conforte vocês!

    Curtido por 1 pessoa

  6. annechan disse:

    Cheguei no seu blog meio “tarde demais”. Devorei, li tudo e já sinto saudades.
    Meus sentimentos e espero que em breve você se sinta a vontade para voltar!
    Seu conteúdo é excelente e sinto falta de blogs em português voltados ao tipo de cosmético que eu mais compro.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Aline S. disse:

    Te mandando muita força e orações Van. Não fazia muito tempo antes desse post que eu comecei a ler seu blog e me apaixonei, mudou minha rotina mesmo. Muitas amigas minhas dizem que eu deveria ter um blog, mas acho que o ofício é pra quem tem dom e acho que você o tem e o coloca em prática muito lindamente!
    Estamos com saudades, que esse espaço possa ser um espaço de alegria e bons momentos com pessoas que te querem bem, são gratas mesmo sem te conhecerem pessoalmente.
    Força para superar essa barra, conte com a gente!

    Curtido por 1 pessoa

  8. 🌵VIVIMETALIUN🌵 disse:

    Van eu te entendo perfeitamente,esse problema é horrível mesmo,pena que chega a esse ponto e que nem nós mesmo sabemos como resolver isso,e muita gente ainda diz que depressão é frescura,não,nunca foi,nossa muito triste isso.

    Curtir

  9. Lilian disse:

    Van, que notícia triste! Mas, também fico feliz em vc ter compartilhado conosco. Isso significa q vc consegue falar sobre o q tem te entristecido e assim lutar para q esse sentimento não se instale dentro de vc.
    Seu trabalho aqui no blog é lindo! Continuaremos torcendo por vc e esperando sua volta!
    Ah! Sobre o seu aniversário, continue comemorando… A vida é um dom tão especial! e qnd a saudade apertar, lembre-se de qnts momentos incríveis vcs tiveram e comemore o tempo q tiveram juntas. Bj grande é um forre abraço ❤️💐

    Curtido por 1 pessoa

  10. layla disse:

    Força Van. Acompanho desde sempre seu blog, mas só vi está postagem agora. Não há nada que eu possa falar para confortar, mas saiba que estamos torcendo por você e sua família. Só quem viveu a perda de um ente querido é que sabe a dor. Força e fé.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Mary Vitoria disse:

    Van, eu quero deixar aqui meus sentimentos de cumplicidade. Nunca passei por isso com alguém da família, mas estou passando comigo mesma. Desde Julho venho sentindo uma depressão crescente, e desde então tentei me matar três vezes. Quase fui internada. Agora estou tomando remédios e tendo acompanhamento psicológico, mas ainda tenho dias horríveis. Hoje, enquanto escrevo esta mensagem, foi um deles, e sua história me fez chorar de verdade. Não adianta dizer eu sinto muito, ou ela está em um lugar melhor. Sei que nada disso melhora. Mas saiba que não está sozinha, e que você tem um dom incrível da escrita, e é muito forte por compartilhar algo tão pessoal publicamente. Sempre um passo de cada vez. Melhoras, querida.

    Curtido por 1 pessoa

    • van disse:

      Muito obrigada por sua mensagem, Mary. Eu desejo do fundo do meu coração e com muita sinceridade que você se cuide sempre e que você melhore dessa doença tão ruim. Quando estiver nos seus dias ruins tente pensar que não é você, que nunca é sua culpa, e que é a doença, e reforce a ajuda que tiver, seja com familiares, amigos, seu médico e medicamentos, suas crenças, enfim… Se cuide e melhore, tá? Beijinhos e um abraço apertado pra vc.

      Curtir

  12. Elza disse:

    OI Van,,, que você e sua família encontrem força para superar essa perda tão dificil. Procure se lembrar de sua irmã sempre com alegria pois pode ter certeza de que, onde ela estiver, está sendo bem amparada e que vocês estarão sempre em seu coração. Um beijo carinhoso.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Ayda disse:

    Oi Van, meus sinceros sentimentos! Que você é todos seus familiares tenham outros dias, e dias melhores! Eu estou com depressão, tive outras vezes, sei o quanto é difícil , eu sou médica também, e o estigma dessa doença é muito grande, até para nós da área da saúde, todo mundo fica triste por um período, mas nem todos têm depressão ! É uma doença grave e incapacitante, é necessário tratamento com profissionais sérios, e várias mudanças pra toda a vida, mas nem sempre é possível! Que Deus conforte seu coração e de toda sua família! Sinto falta do blog, mas vamos esperar!! Força e Fé pra você querida! Um beijo! Ayda

    Curtir

  14. Ana Carolina disse:

    Que noticia mais triste Van. Meus sentimentos a você e a toda sua família. Muita força para todos. Perder um ente querido é muito doloroso, só posso dizer (por experiencia) que o tempo é um ótimo amigo, ele não faz a gente esquecer mas ajuda a amenizar nossa dor.
    Novamente muito força pra todos.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Luísa disse:

    Força, Van! Aqui em casa a minha avó tá com o mesmo problema e tá sendo complicado convencê-la a tomar remédios. Ela quer se convencer que pode se curar sozinha, mas sei que com muita conversa ela muda de ideia.
    Tudo de melhor pra ti Van, e eu espero que tu enfrente isso de forma sólida.
    Beijo sincero ❤

    Curtido por 1 pessoa

  16. Ella Rodrigues disse:

    Van, eu nem sei o que dizer… É triste demais perder um ente querido, situação tão difícil…saiba apenas que eu desejo o melhor para vocês!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma mensagem

